Jornal foi produzido por alunos do 3º e 4º anos de Jornalismo da Unisanta, com a colaboração de dois estudantes da UniSantos

Real ou Virtual? A ciência brasileira discute a era digital

Essas palavras que aparecem na capa do SantosCom, jornal produzido por alunos de jornalismo do terceiro e quarto anos da Universidade Santa Cecília (Unisanta), distribuído na abertura do Congresso, que começou nesta quinta-feira (30/8) e termina domingo, em Santos.

As imagens de dois avatares na Second Life ilustra a capa, criada por Renato Duarte e Rafael Branco, numa alusão ao tema central do encontro, a Sociedade Digital e o Mercado de Trabalho. Uma das principais reportagens é a aventura de uma aluna na Second Life, tentando arrumar emprego e passando por situações divertidas e inesperadas, tudo narrado com muito bom humor. O título: Avatar procura emprego. De repórter.

O jornal mostra o histórico e a importância do Intercom e suas ligações com Santos, considerada a cidade berço do Congresso. Apresenta entrevistas com o presidente e idealizador do Intercom, José Marques de Melo, diretores e expositores, além da programação do evento e atrações turísticas de Santos.

Digital e tendências – A Editoria Mídias apresenta entrevistas com profissionais e suas experiências nesta fase de transição para o digital. Mestre no impresso, blogueiro por acaso é o título do pingue-pongue (entrevista com perguntas e respostas) feito com o colunista da Folha de São Paulo e blogueiro Josias de Freitas; “Sem cultura, não rola” é o conselho de Rafic Farah, um dos melhores designers do País, aos que pretendem seguir essa carreira; Faço TV com dois quilos na mão apresenta a repórter-abelha pioneira, Renata Falzoni, que produz, filma, edita e apresenta suas reportagens. O correspondente internacional Ariel Palácios conversa sobre o trabalho nas cidades sul-americanas.

O publicitário André Porto Alegre, consultor do Curso de Publicidade e Propaganda da Unimonte, e o professor Edson Delmiro, coordenador do Curso de Publicidade da Unisanta fazem um diagnóstico da situação atual em suas áreas e um prognóstico do que poderá ocorrer, com a Web 2.0, TV Digital e outras mídias.

O jornal mostra ainda as três universidades de Santos (UniSantos, Unisanta e Unimonte) e as mídias locais. Um debate entre assessorias, redações e relações públicas (Relações delicadas) e reportagens sobre o fotógrafo oficial de Pelé, José Herrera e os chargistas DaCosta, professor da Unisanta, Bar, alem de Jottas e Ponciano são os destaques.

Os alunos foram orientados pelo professores Humberto Challoub (Intercom), Elaine Saboya (Mídias) e pelo prof. Luiz Nascimento (fotos). Colaboraram as jornalistas Claudia Busto, Carla Saidel e Verônica Mendrona. A revisão foi feita pelos professores Luiz Roberto Braz e Márcio Calafiori e a diagramação e projeto gráfico ficaram a cargo de Rafael Branco.