Santos – O jornalista e pesquisador Francisco Gaudêncio Torquato abordou o tema O mercado e a sociedade digital, em sua palestra realizada nesta sexta-feira (30/08), na cerimônia de abertura oficial do INTERCOM 2007 – XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, no Mendes Convention Center. Para Torquato, as novas mídias que estão surgindo abrem espaço para o Jornalismo Cidadão. “É a participação ampla e a democratização de conteúdo”, afirma o pesquisador.

Torquato realçou a importância da produção de pesquisa e afirmou que essa é a ferramenta que influencia no mercado de trabalho, abrindo novos nichos. “A pesquisa é indispensável para a conquista de novos campos.”, diz.

Participaram da solenidade o presidente do Intercom, José Marques de Mello, a secretária de Comunicação de Santos, Rosana Major e os representantes das universidades organizadoras do Congresso: o Bispo Dom Jacir Braido e a Profª. Maria Helena Lambert, respectivamente chanceler e reitora da UniSantos; a reitora e a presidente da Unisanta, Silvia Ângela Teixeira Penteado e Lúcia Maria Teixeira Furlani, e o diretor executivo do Unimonte, Maurício Escobar.

Para a presidente da Unisanta, a importância do Congresso está na união da comunidade acadêmica voltada à prestação de muitos serviços para a comunidade. “É uma troca que enriquece a todos, com atualização em novas mídias, o que contribui para o importante exercício profissional dos comunicadores”.

Na opinião de Sílvia Teixeira Penteado, as universidades não mediram esforços para mostrar novos talentos. “É um momento de troca de idéias e de evolução na ciência da comunicação. Um instrumento gregário de conceitos e valores na busca de uma melhoria do planeta e de resposta da dignidade humana.”, afirma.

Exposição de fotos

Os visitantes do Intercom podem prestigiar a exposição do mais antigo fotógrafo em atividade do país, no bloco M da Unisanta. A mostra 70 anos de José Herrera exibe um acervo valioso com fotografias históricas. A Educomídia reúne diversas editoras na área da Comunicação, além de empresas e prestadores de serviço da Baixada Santista.

Alunos voluntários do curso de Jornalismo da Faculdade de Artes e Comunicação (FaAC) produzem diariamente a cobertura do INTERCOM, com a publicação do jornal laboratório impresso Noticias do Intercom, divulgando os principais acontecimentos do evento. São veiculados 1.000 exemplares por edição. Além da cobertura on line, de rádio e tevê, esta pelo Sistema Santa Cecília de Comunicação.

Na Unisanta também são realizadas atividades do Expocom e Socicom. Confira a programação no site http://www.online.unisanta.br/2007/intercom/programacao.html.

O encerramento do XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação será realizado no próximo domingo, dia 2 (domingo), no Ginásio Poliesportivo da Unisanta, às 20h.