A se confirmarem as inscrições apresentadas pelas equipes à Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, a 36ª. edição do Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação de Inverno/Troféu José Finkel promete um elevado nível técnico. Todas as estrelas da natação nacional, incluindo os nove com índices para os Jogos Olímpicos de Pequim, aparecem nas listagens iniciais.

Assim, nomes como os de Kaio Márcio de Almeida, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Thiago Pereira, do Minas Tênis Clube, César Cielo (Esporte Clube Pinheiros) e Rebeca Gusmão (Serc/São Caetano), entre outros, devem brilhar na piscina da Unisul, em Palhoça, Santa Catarina, de 4 a 9 de setembro próximo.

Estes quatro atletas e mais Flávia Delaroli, Nicholas dos Santos, Lucas Salatta, Gabriel Mangabeira e Henrique Barbosa, também com índices olímpicos, acham-se inscritos para a disputa que vale como seletiva para Pequim. O Esporte Clube Pinheiros ainda inscreveu a recordista mundial Therese Alshammar, da Suécia, e a portuguesa Sara Oliveira.

A UNISANTA terá 54 atletas, sob o comando do técnico Márcio Latuf, que também integra a Comissão Técnica da Seleção Brasileira. Além de Kaio Márcio, todos os nadadores pan-americanos da equipe santista estarão em Palhoça. São eles: Felipe Lima (medalha de prata no 4×100 medley no Pan Rio 2007 e vice-campeão mundial universitário nos 50 metros nado peito), Larissa Cieslak, Lilian Cerroni, Ana Marcela Cunha, Nayara Ribeiro, Felipe May, Leo Guedes, Luiz Rogério Arapiraca e Michelle Lenhardt.

A UNISANTA também inscreveu a argentina Georgina Bardach e a sua compatriota Manuela Morano, campeã argentina dos 50 metros nado borboleta e 50 metros nado livre.

O Brasileiro de Inverno terá um total de 42 provas, divididas em cinco etapas, com eliminatórias no período da tarde e finais na parte da manhã. O EC Pinheiro é o atual tetracampeão, enquanto a UNISANTA mantém a segunda colocação, desde a temporada 2003, quando se tornou a primeira universidade a abrigar uma disputa do gênero, além de ser a única instituição não sediada em capital a ostentar títulos nacionais de natação. São cinco no total, sendo três Brasileiros Seniores, um Brasileiro Júnior e um Brasileiro Juvenil.