Depois da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, a aluna de jornalismo da Faculdade de Artes e Comunicação (FaAC), da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Danielle Zangrando, vive a expectativa de encarar mais um grande desafio em sua carreira, Destaca vez no Mundial de judô, a ser realizado de 13 a 16 setembro, no mesmo palco do Pan, o Rio Centro, no Rio de Janeiro.

E não será nada fácil para a experiente judoca, que traz em seu currículo o fato de ter sido a primeira brasileira a conquistar uma medalha (bronze, em Tóquio, Japão, em 1995) em um Campeonato Mundial Sênior.

O Campeonato Mundial de Judô, no Rio de Janeiro, terá 129 países e 776 judocas de potências como Japão, Rússia, Holanda, França e Cuba. Da Europa, serão 45 países. Da Ásia, berço do judô (nascido no Japão), serão 31 nações.

Dos 776 inscritos, 467 são homens e 307 mulheres. A categoria com o maior número de competidores será a meio-médio masculino (até 81kg). Além do brasileiro Tiago Camilo, lutarão por medalha outros 72 judocas.

DANIELLE ZANGRANDO – Nascida em Santos, em 25 de julho de 1979, Danielle começou a lutar judô aos 5 anos. “Gostava de ver meu irmão lutar. Pedi ao técnico para participar, mas ele precisou pedir autorização para meu pai, porque não havia mulheres treinando”.

Segundo ela, o “judô é um estilo de vida. Tem uma filosofia que me acompanha desde pequena. Através dela que construí minha personalidade. Aprendi a respeitar os mais velhos e a hierarquia”, afirma, lembrando que sua modalidade cresceu muito nessa última administração da CBJ. Nosso judô está servindo de exemplo e isso é motivo de muito orgulho”.

No Mundial, o Brasil será ainda representado por Daniela Polzin (-48kg), Érika Miranda (-52kg), Danielli Yuri (-63kg), Mayra Aguiar (-70kg), Edinanci Silva (-78kg), Priscila Marques (+78kg e absoluto), Alexandre Lee (-60kg), João Derly (-66kg), Leandro Guilheiro (-73kg), Tiago Camilo (-81kg), Carlos Honorato (-90kg), Luciano Correa (-100kg), João Gabriel Schlittler (+100kg) e Daniel Hernandes (absoluto).