A natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA vive a expectativa de mais um grande dia, neste domingo (6), quando da quinta e última etapa do 47º. Campeonato Brasileiro Absoluto/Troféu Maria Lenk, no Conjunto Aquático Júlio De Lamare, no Complexo Esportivo do Maracanã. No Rio de Janeiro. Além de estar bem próximo do vice-campeonato nacional, com uma vantagem de mais de 250 pontos sobre o Minas Tênis, a equipe do técnico Márcio Latuf tem três de seus nadadores pré-qualificados para os Jogos Pan-Americanos e dispostos a engrossar a lista de cecilianos no Pan, que já ostenta seis nomes.

Nas dez provas desta etapa final, a UNISANTA terá 31 quedas na água, sendo 12 delas em finais A, 17 em finais B e mais duas participações em séries mais fortes, ambas em revezamentos (4×100 livre), masculino e feminino.

Felipe Lima, que “detonou” as marcas de campeonato, brasileira e sul-americana dos 50 peito, tanto nas eliminatórias como na final, baixando para 28s16 e depois para 28s11, quer ratificar sua participação nos 100 peito, prova para a qual ela está pré-qualificado com a marca de 1m01s52.

Nas eliminatórias da tarde/noite deste sábado (5), ele nadou o suficiente para se classificar e vai estar na raia 6, com o quarto tempo de balizamento (1m03s25), mas sua motivação pode levá-lo ao ponto mais alto do pódio. “O meu desempenho nos 50 metros foi só o aquecimento”, garante.

Já nos 200 metros nado medley feminino, prova na qual Georgina Bardach, da UNISANTA pode alcançar a marca recorde de quatro campeonatos brasileiros com quatro medalhas de ouro (número máximo permitido por atleta em provas individuais), a equipe santista tem Lilian Cerroni bem próxima na vaga pan-americana.

Neste sábado (5), nas eliminatórias, Lílian, número dois da lista, atrás de Joanna Maranhão, abaixou seu tempo, de 2m21s61 para 2m21s23.

E o terceiro nadador pré-qualificado, Leonardo Guedes, tem o segundo melhor tempo (estará na raia cinco), com 53s30, para ratificar sua condição de atleta pan-americano. Seu maior adversário é Guilherme Guido, do Pinheiros, já que Thiago Pereira, também pré-qualificado não disputará a prova.