Depois dos bons resultados no Circuito Europeu e em torneios em Cuba, a aluna de jornalismo da Faculdade de Artes e Comunicação (FaAC), da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Danielle Zangrando, pretende ratificar sua presença na seleção pan-americana de judô, na Copa do Mundo de Judô do Brasil, que se realiza neste domingo (6) e segunda-feira (7), em Belo Horizonte, Minas Gerais.

A disputa será a última seletiva para a definição da equipe que disputará os Jogos Pan-Americanos Rio 2007. Além das principais atletas nacionais, a Copa do Mundo de Judô do Brasil terá a participação especial de duas das maiores forças da modalidade no mundo, as seleções da França e de Cuba.

“O judô feminino brasileiro está cada vez mais conquistando respeito das adversárias estrangeiras. Sentimos isso a cada competição e a vinda de Cuba, depois de 12 anos, e França, pela primeira vez, é a prova disso”, afirma Danielle Zangrando, medalha de bronze no Mundial de 1995 e nos Jogos Pan-Americanos de 1999. “A Copa do Mundo será uma competição de muita qualidade, mais do que quantidade de atletas”, completa a peso leve.

Entre os destaques das estrelas cubanas e francesas estão a vice-campeã olímpica e mundial Frédérique Jossinet (-48kg), a campeã mundial Lucie Decosse (-63kg), a vice-campeã mundial Gévrise Emane (-70kg), a medalhista de bronze no Mundial 2005, Anne-Sophie Mondiére (+78kg), a campeã mundial Yanet Bermoy (-48kg) e as multi medalhistas olímpicas e mundiais Driulis González (-63kg) e Yurisel Laborde (-78kg).

Esta será a primeira vez que a Confederação Brasileira de Judô realiza uma Copa do Mundo do Brasil no país. Em termos de organização, a competição servirá de teste para a preparação do Campeonato Mundial Rio 2007, em setembro. Já na parte técnica, a Copa do Mundo será a última seletiva para definição da equipe que disputará os Jogos Pan-Americanos do Rio, em julho.

O Brasil estará representado em Belo Horizonte pelos dois atletas que disputam a vaga em cada uma das categorias de peso, bem como judocas dos times sub-23 e júnior. A convocação para o Pan 2007 sai no dia 11 de maio, após a semana de treinamento internacional.