Com uma equipe equilibrada, que reúne atletas de ponta e grandes promessas da natação brasileira, a Universidade Santa Cecília (UNISANTA) encara com muita seriedade a disputa do Campeonato Brasileiro Absoluto de Verão/Troféu Brasil 2007, a ser disputado de 1º. a 6 de maio, no Rio de Janeiro, como última seletiva para a definição da seleção nacional para os Jogos Pan-Americanos.

Única representação não sediada em capital a ostentar títulos brasileiros (juvenil, em 1997, e júnior, em 2006), a UNISANTA desponta como um forte obstáculo para o Esporte Clube Pinheiros, que luta pelo seu inédito pentacampeonato nacional.

A representação paulistana é a atual tetra campeã do Troféu e já venceu por nove vezes a competição. O Flamengo, que detém a liderança com 12 títulos, já chegou a um octacampeonato, enquanto Pinheiros e Botafogo, também do Rio, são tetras.

O Minas Tênis Clube, outra força da natação brasileira, é o terceiro clube em número de títulos conquistados, com sete. Depois surgem Botafogo e Fluminense, empatados com cinco títulos. Corínthians e Vasco têm três vitórias no Troféu Brasil e o Paulistano foi campeão das duas primeiras edições.

Dos nove títulos de campeão do Troféu Brasil obtidos pelo EC Pinheiros, três foram na piscina do Julio Delamare, no Rio de Janeiro. A equipe paulistana venceu seu primeiro título em 1977. E desde que Alberto Pinto da Silva, o Albertinho, assumiu a direção da equipe, em 2003, o Pinheiros não perde uma disputa nacional.

DESAFIANTE – No rastro do tetracampeão brasileiro, a UNISANTA, do técnico Márcio Latuf, sabe das dificuldades que terá pela frente, principalmente porque o EC Pinheiros trás, entre outros os recordistas e campeões mundiais Ryan Lochte (EUA) e Therese Alshammar (Suécia). Mas, nem por isso, o time santista deixa de acreditar em uma boa participação. Desde 2003, a UNISANTA vem despontando como a segunda maior potência brasileira do esporte e a primeira entre as instituições de ensino.

Um detalhe que reforça a certeza de uma participação das mais satisfatórios reside no fato de a Universidade contar com nove atletas pré-qualificados entre os 42 que poderão ir aos Jogos Pan-Americanos.

São cinco homens e quatro mulheres, sendo que uma delas aparece pré-qualificada em duas provas. Entre os homens, figuram, por provas: 400 metros nado livre, Felipe May, com o tempo de 3m54s49; 1500 metros nado livre, Luis Rogério Arapiraca, com o tempo de 15m32s68; 100 metros estilo costas, Leonardo Guedes, com 55s85; 100 metros estilo peito, Felipe Lima, com 1m01s52, e 200 metros estilo borboleta, Kaio Márcio, com 1m57s69.

Destes, Felipe May, Leonardo Guedes e Felipe Lima estiveram representando o Brasil no Mundial da Austrália. O campeão e recordista mundial do estilo borboleta em piscina curta, Kaio Márcio de Almeida, abdicou da disputa, privilegiando sua participação na seletiva para o Pan.

No feminino, as pré-selecionadas são Michelle Lenhardt, nos 100 metros nado livre, com 57s33; Nayara Ribeiro, nos 800 livres, com 8m53s16; Bárbara Jatobá, nos 200 borboleta, com 2m18s12, e 400 medley, com 4m59s06; e Lílian Cerroni, nos 200 medley, com 2m21s61.

Além destes nove atletas de ponta, a UNISANTA levará para o Rio de Janeiro jovens promessas e nomes já consolidados no cenário nacional, apesar da pouca idade, como Ana Marcela Cunha, Daynara de Paula, Isabelle de França Longo, Cauê Paciornick (Speedo), Israel peressin Murat, Fernando Ernesto dos Santos, Monick Avelino Perez e Nayara Ribeiro, entre outros.

O técnico Márcio Latuf segue com treinos em ritmo forte e bastante confiante. “A moçada tem se apegado firme aos treinamentos e às competições preparatórias. Tenho a convicção, que, mais uma vez, faremos um bom papel”, destaca o treinador, lembrando que a equipe também contará com o principal destaque latino-americano feminino no 12º. Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em Melbourne (Austrália), a argentina Georgina Bardach, detentora dos atuais recordes continentais dos 400 e 200 medley e 200 borboleta, os dois últimos estabelecidos na Austrália.