“Um livro para ser adotado pelas crianças para conhecerem, de forma lúdica, um pouco dos personagens da história”. Foi assim que o jornalista e escritor Gilberto Dimenstein definiu o livro infanto-juvenil Tudo é Possível – Incrível Viagem no Tempo, de Lúcia Maria Teixeira Furlani, durante o lançamento nacional da obra, no último sábado (10), na Livraria da Vila, na Capital.

Na ocasião, cerca de 300 crianças interagiram com as contadoras de histórias, que narraram as aventuras do menino Lucas (protagonista da obra), em locais importantes do Litoral Paulista, acompanhado de personagens da história.

O público infantil também mergulhou na narrativa através de brincadeiras sugeridas pelos piratas e pelo personagem Santos Dumont, como caça ao tesouro, com direito a mapa e moedas de chocolate, quebra-cabeças, pintura e outras atividades ligadas ao livro.

“Trouxemos um livro vivo, com personagens que interagem com crianças e adultos, levando todos ao mundo mágico da leitura e da imaginação”, disse a escritora, que também conversou com o público e participou da sessão de autógrafos.

Sucesso de público e crítica – Considerado um sucesso pela crítica especializada de várias regiões do País e pelo público infantil e adulto, o livro Tudo é Possível – Incrível Viagem no Tempo, da Editora UNISANTA, será adotado como instrumento pedagógico em várias escolas de São Paulo, além da Baixada Santista. Sua proposta tem recebido elogios da imprensa, pois resgata o gosto pela leitura e pelos livros. A segunda edição deverá ser lançada em abril. A primeira já está esgotada.

O jornalista Gilberto Dimenstein declarou ainda que Lúcia demonstra no livro três preocupações fundamentais: com a educação, com a comunidade e com a história da Baixada Santista, com mais um detalhe, a linguagem infantil, acessível às crianças. “Lúcia é uma grande educadora, mas não só uma educadora escolar, é uma pessoa preocupada com a comunidade, e mais do que isso, com a divulgação de sua terra: a Baixada Santista”, conclui o jornalista.

Mas o livro vai além de uma história de aventuras e descobertas. Traz à tona conceitos e valores indispensáveis na formação da criança como a importância de se preservar o meio ambiente, usar as invenções do homem para o bem de todos, saber dividir, entre outros temas.

Para o ator e cantor Moacyr Franco, que prestigiou o lançamento ao lado da esposa e dos filhos, o importante é os pais lerem o que os filhos querem. “Hoje a gente não consegue inverter histórias porque, com a internet, eles sabem tudo o que está rolando. Os pais precisam se adaptar rapidamente ao que as crianças gostam, e foi isso que a Lucia fez.”

Além de Gilberto Dimenstein e Moacyr Franco, participaram do lançamento do livro o jogador de vôlei Marcelo Negrão, seus filhos e esposa; o diretor da Livraria da Vila, Samuel Seibel; o cirurgião plástico Ewaldo Bolivar; a reitora da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado, o presidente do Santos Futebol Clube e pró-reitor da UNISANTA, Dr. Marcelo Teixeira, entre outras personalidades.

Sobre a obra – Na história, o menino Lucas encontra-se com homens pré-históricos, índios, piratas, escravos e vultos históricos como o pintor Benedicto Calixto, o padre José de Anchieta, José Bonifácio, Santos Dumont, e escrava Anastácia, entre outros. Pulando de século em século, Lucas sempre se mete nas mais incríveis aventuras, defende os mais fracos e conhece a região do litoral paulista, de Peruíbe a Bertioga.

Com ilustrações de Bill Silva e Leandro Rodrigues, Tudo é Possível – Incrível Viagem no Tempo inclui um mapa do tesouro e uma seção, em verbetes, chamada Saiba Mais – curiosidades para crianças e gente grande também, com informações sobre os personagens históricos e sobre os lugares em que acontecem as aventuras de Lucas.

A autora inspirou-se em seu filho Lucas e nas histórias que conta para ele toda noite, para criar, a partir da História real, um mundo mágico, em que o importante é, como ela diz: “Sonhar seu melhor sonho. Olhos abertos para ver. E compreender-se na viagem”.

Autora premiada, Lúcia estréia na literatura infanto-juvenil com essa obra, usando, neste livro para crianças e jovens, sua experiência como Doutora e Mestre em Psicologia da Educação, Psicóloga e Educadora. Na história, a autora insere naturalmente noções de Geografia, Ciências, Ecologia, Meio Ambiente, Arte e Ética. O livro tem 48 páginas e custa R$ 30,00.

Sobre a autora – Lúcia Maria Teixeira Furlani é presidente da Universidade e do Colégio Santa Cecília, ambos em Santos, e do Santos e Região Convention & Visitors Bureau. Autora de vários livros como Pagu – Livre na imaginação, no espaço e no tempo, A Claridade da Noite e Autoridade do Professor, entre outros.

Como adquirir – O livro “Tudo é possível” – Editora UNISANTA – está disponível em Santos, nas livrarias Realejo e Martins Fontes e na UNISANTA, Rua Oswaldo Cruz, 277; nas principais livrarias da Grande São Paulo e do interior do Estado e pela Internet: www.submarino.com.br