O software de auxílio ao diagnóstico de hipertensão arterial ParaHIPER, desenvolvido pelo aluno de Engenharia de Computação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Gilberto Holms, será apresentado no Congresso Mundial de Pesquisas Ambientais, Saúde e Segurança “SHEWC’2007: Safety, Health and Environmental World Congress ‘2007” , sediado de 22 a 25 de julho deste ano, em Santos.

O programa foi projetado para auxiliar o profissional de medicina a diagnosticar casos em pacientes suspeitos de serem portadores de doenças cardiovasculares. Holms foi orientado pelo Prof. Dr. João Inácio da Silva Filho, coordenador do Grupo de Lógica Paraconsistente Aplicada (GLPA ), sediado na UNISANTA. Construído na linguagem Visual Basic, o software utiliza algoritmos de tratamento de incertezas fundamentado em Lógicas Não-Clássicas, mais exatamente na Lógica Paraconsistente Anotada (LPA). A lógica da contradição, que é baseado na variabilidade do comportamento humano.

O ParaHIPER foi apresentado no 6° Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC), realizado na Universidade de Guarulhos (UNG), no final do ano passado e recebeu menção honrosa na IV Jornada Ceciliana de Iniciação Científica.