A Universidade Santa Cecília (UNISANTA) pode coroar no próximo final de semana uma temporada estadual de natação inigualável em sua história. Em caso de vitória no IX Campeonato Paulista Infantil I e II de Verão/IV Troféu Major Sylvio de Magalhães Padilha, marcado para sábado, 2, e domingo, 3, no Corinthians, a instituição de ensino santista totalizará sete títulos paulistas, com destaque para o fato de que terá conquistado todos os quatro colocados em disputa na fase de verão.
Campeã paulista das categorias Sênior, infantil e juvenil de inverno (piscinas curtas, 25 metros), a UNISANTA já venceu nesta fase de verão (piscinas longas, 50 metros) as competições Júnior e Sênior (hexacampeã), Juvenil (bicampeã) e Petiz (hexacampeã). Na competição do final de semana, a equipe orientada pelos técnicos Fabio Massaini, o Binho, e Joel Moraes Santos Júnior, luta por mais um bicampeonato, já que foi campeã em 2003.
Campeã paulista de inverno, quando deixou para trás os favoritos Pinheiros e Corinthians, a UNISANTA tem uma equipe motivada para a disputa de verão, mas os técnicos mantêm um discurso pautado na cautela: “A garotada está bem focada na disputa, mas é preciso entender que os adversários são duros, principalmente Corinthians, por seu o dono da casa, e o Pinheiros, ganhador das duas últimas edições, além de ter vencido outras quatro”, destaca Binho. O Corinthians, com duas vitórias, completa o quadro de campeões paulistas da categoria na versão de verão.
“Depois da seqüência de vitórias das demais equipes, a responsabilidade aumentou”, reconhece Joel, lembrando que uma vitória no final de semana não será apenas inédita. “Ela representará a consagração de um trabalho de professores, técnicos, atletas, pais, funcionários e direção da UNISANTA. Um trabalho voltado para a valorização do esporte como instrumento educacional”, afirma o técnico e atleta revelado na própria UNISANTA e que ainda atua pela equipe principal, além de cursar pós-graduação em Educação Física.
PAULISTA DE VERÃO – O Campeonato Paulista Infantil de Verão terá competidores de 13 e 14 anos, disputando 64 provas, divididas em três etapas, sendo duas no sábado (2), pela manhã e tarde, e uma no domingo (3), no período da manhã.
No sábado (2), na primeira etapa, serão desenvolvidas 20 provas, sendo quatro de revezamento (4×50 metros nado livre). Neste mesmo dia, na parte da tarde, outras 20 provas, com quatro de 4×100 metros medley. E no domingo (3), definindo-se a competição, serão realizadas 24 provas, com as quatro de 4×100 metros nado livres como desfecho.
No Paulista de Inverno, o equilíbrio foi a tônica. A UNISANTA venceu com 445 pontos, contra 404 do EC Pinheiros e 393 do Corinthians, A UNISANTA ainda venceu no masculino, enquanto o Corinthians ganhou no feminino. No Infantil I, deu Pinheiros, enquanto o Corinthians venceu na infantil II.
A expectativa desta vez não será diferente. Pelo menos é o que garante o técnico Binho. “As projeções nos levam a acreditar em uma disputa acirrada, como na versão de inverno quando nossa vitória só veio na última etapa”, afirmou.
VICE EM 2005 – Em 2005, competindo em casa, a UNISANTA conquistou o título de vice-campeã paulista infantil I e II de Verão/III Troféu Major Sylvio de Magalhães Padilha. A equipe santista totalizou 2.298, contra 2.354 do bicampeão, Esporte Clube Pinheiros e 1.973 do terceiro colocado, Sport Club Corinthians Paulista. Nas disputas por categorias, a UNISANTA sagrou-se vice-campeã, tanto na infantil I, com 992 pontos, quanto na infantil II, com 1.306. Na Infantil I, ganhou o Corinthians, com 1.039, ao passo que o EC Pinheiros ficou em terceiro lugar, com 839. Na Infantil II, a primeira posição é do EC Pinheiros, com 1.515, enquanto o Corinthians obteve o terceiro lugar, com 934.
Na oportunidade, o principal destaque da UNISANTA e da competição foi Isabelle de França Longo, a mais eficiente da categoria infantil II feminina, com 145 pontos; melhor índice técnico da categoria, com o desempenho nos 400 metros nado livre (4m36s18), que lhe valeu não só uma das três medalhas de ouro em provas individuais, como o novo recorde do campeonato. Isabelle, nadadora de seleções paulista (pentacampeã do Interfederativo) e brasileira, foi ouro ainda nos 200 livres e 400 metros medley, além de prata nos 100 livres. Ao longo de três etapas e um total de 64 provas muito disputadas, a UNISANTA somou 23 medalhas, sendo quatro de ouro, oito de prata e 11 de bronze.