Entusiasmado com os bons resultados obtidos nos Jogos Sul-Americanos (Odesur), em Buenos Aires, na Argentina, o nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Eduardo Fischer, já fala em melhorar ainda mais seu desempenho e garantir vaga na seleção brasileira que atuará nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007.

Em Buenos Aires, mesmo fora do melhor de sua condição atlética, Fischer foi o destaque da equipe do Brasil, com duas medalhas de ouro (50m estilo peito, com o tempo de 28s69, e também nos 100m da mesma prova, com 1m03s34). E, em entrevista ao site www.wateractions.com, revelou que está bastante motivado:

“Os tempos que eu fiz ainda estão um pouco longe do índice para os Jogos Pan-Americanos, mas quando se nada em um tempo desses após voltar de lesão e ter disputado três competições anima bastante”, declarou o nadador da UNISANTA, lembrando que, em dezembro haverá mais uma seletiva para o Pan (Brasileiros Júnior e sênior, em Vitória/ES), “e as duas medalhas de ouro que conquistei com tempos bons são sempre bem-vindas. Não dá para dizer que está tudo excelente, mas motiva um pouco para as próximas competições”.

Sobre a participação nos Jogos da Odesur, Fischer declarou: “Foi bastante legal e eu imaginava sim que eu pudesse vencer as provas, mas não pensava que conseguiria fazer os tempos que eu fiz, já que estava em uma fase de treinamentos bem pesados, voltando de uma lesão e disputei três competições antes dos Jogos Sul-Americanos. Fiquei muito satisfeito pois os tempos foram mais ou menos os mesmo que consegui nadar um mês antes das Olimpíadas de Atenas”.

Além do aspecto físico, outro dado que contribuiu para tornar ainda mais difícil o desempenho em Buenos Aires foi a alimentação. Segundo ele, a comida era bem ruim e escassa. “Ficamos uma semana competindo e chega uma hora que a alimentação ruim começa a pesar no rendimento”, afirmou o nadador da UNISANTA.
Em 2003, Nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, na República Dominicana, Fischer conquistou três medalhas. Com o tempo de 1m01s88, o nadador ficou com o bronze nos 100m peito e a prata nos 4×100 Medley, com a equipe brasileira marcando 3m40s02.

Além dos bons resultados na Argentina, Fischer destacou sua performance no Campeonato Brasileiro Absoluto, em setembro, quando conquistou duas medalhas (uma de prata e uma de bronze).”O Troféu Brasil foi a competição que eu mais foquei”.

Fischer aproveitou a oportunidade para apontar seus favoritos a conquista de medalhas tanto no Pan quanto nas próximas Olimpíadas, que serão realizadas em Pequim, na China, no ano de 2008. “A Monique Ferreira, também da UNISANTA, é uma atleta que sempre consegue bons resultados, mas quero destacar um garoto Joinville, o Daniel Orzechowshiki. Pela primeira vez entrou em uma seleção este ano e conseguiu bons resultados no Troféu Brasil. Ele está com o segundo melhor tempo de costas e está firme na disputa pela vaga para o Pan. Conseguiu duas pratas e um bronze nos Sul-Americanos e acredito que ele terá bons resultados no Pan”.