O nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Luiz Lima, vive neste domingo (26/11) mais um dia decisivo em sua carreira. A partir das 10h25, ele começa a nadar em busca de mais uma conquista inédita, o pentacampeonato na tradicional Travessia dos Fortes, que reunirá 4.200 atletas, entre homens e mulheres.

Aos 28 anos, o nadador da UNISANTA, venceu todas as edições que disputou desta importante competição do calendário nacional de águas abertas, de 2002 a 2005. Na primeira, em 2001, não competiu.

O percurso é de 3.800m entre o Forte de Copacabana e o Forte Duque de Caxias, no Leme. As mulheres serão as primeiras a entrar na água, às 9h40. A partir das 10h25 acontecerá a prova masculina, seguida, às 10h40, da prova dos atletas portadores de necessidades especiais, num total de 41.

Campeão brasileiro de maratonas aquáticas em 2006, Luiz Lima sabe que é o nadador a ser vencido nesta Travessia dos Fortes. Por isso acredita que precisará ter muita cautela durante a prova. “Tem muita gente boa na disputa, brigando pelas primeiras posições”, lembra Luiz, que está treinando 7km por dia e terá entre seus adversários Allan do Carmo, medalha de ouro na disputa de 5 km dos Jogos Sul-Americanos de Buenos Aires-2006 e vice-campeão brasileiro de maratonas aquáticas 2006; e Carlos Pavão, campeão sul-americano absoluto das maratonas aquáticas nos 5 km em 2006.

MAIS DIFÍCIL – Luiz, que vem sentindo o ritmo intenso de travessias (principalmente de 10km) durante o ano e diminuiu a carga de treinamento nas duas últimas semanas, afirma que a edição 2004 da Travessia foi a mais difícil de todas, quando venceu Glauco Rangel na batida de mão.

“A água estava muito gelada, larguei mal e precisei correr atrás do prejuízo. Foi emocionante. Aliás, a Travessia dos Fortes é uma disputa tática, sendo necessário muito sangue frio. A começar pelo tiro de canhão na largada, que assusta e faz muita gente nadar mais rápido ainda”, comenta o nadador.

Para chegar em forma no dia da competição, Luiz Lima dá a dica: “Na véspera, gosto de ficar em casa descansando e me alimentando bem. Não dispenso água de coco e banana e evito bebidas com gás”. diz.

Criada em 2001 pelo Exército Brasileiro, a Travessia dos Fortes rapidamente ganhou corpo. Dos 700 atletas da edição original, a competição passou a reunir mais de quatro mil inscritos a partir da prova de 2004.

A Travessia é composta de três provas distintas – masculina, feminina e atletas portadores de necessidades especiais. As provas são abertas a nadadores a partir de 13 anos de idade (nascidos até 1993) até acima de 85 anos (nascidos em 1921 ou antes).

A modalidade maratona aquática entrou para o calendário dos Jogos Olímpicos em agosto de 2005 e fará parte dos Jogos Pan-americanos Rio 2007.

A Travessia faz parte do calendário 2006 de eventos preparatórios para os Jogos Pan-americanos Rio 2007 e é realizada pelo Exército e pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), com coordenação técnica da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e da Federação Aquática do Rio de Janeiro (FARJ).