Já foram iniciados os trabalhos voltados para montagem da infra-estrutura de apoio à etapa internacional da II Travessia Renata Agondi, competição a ser desenvolvida em 26 de janeiro próximo, como ponto alto das comemorações do Aniversário da Cidade de Santos. Na manhã desta quarta-feira (22/11), integrantes da Comissão Organizadora estiveram reunidos com o pessoal técnico da Secretaria Municipal de Esportes (Semes), tratando dos pontos prioritários.
“Na sexta-feira (34/11), faremos uma vistoria da faixa de areia a ser utilizada como área de apoio da competição, com a finalidade de demarcarmos o espaço a ser utilizado com as várias barracas necessárias para montagem da infra-estrutura”, destaca o diretor técnico da prova, professor Enio Faria, lembrando que essa vistoria envolverá ainda representantes da Semes e da Secretaria de Cultura (Secult).
Enio explica ainda que, “seguindo orientações do prefeito João Paulo Tavares Papa, todas as secretarias municipais, em especial, a Semes, Secult e Setur, além das de Obras, Saúde e o CET, darão sua parcela de colaboração para que a Cidade tenha uma grande festa, tendo a II Travessia Renata Agondi como carro-chefe”.
A etapa internacional da II Travessia Renata Agondi, marcada para 26 de janeiro, dia do aniversário da Cidade de Santos, abrirá o mais importante circuito mundial de maratonas Aquáticas, o Fina 10 KM Marathon Swimming World Cup 2007, além de ser a primeira competição em nível mundial a ser realizada no Brasil no próximo ano.
Ela será disputada na distância de 10 km, com uma dotação de US$ 20 mil, a serem rateados entre os oito primeiros colocados de cada categoria. A competição reunirá, entre outros, os dez melhores (cinco homens e cinco mulheres) atletas do Ranking Mundial de Águas Abertas, bem como os medalhistas (12 no total) das provas de 5 e 10 km do Campeonato Mundial de Águas Abertas, desenvolvido pela Fina, em Nápoles, na Itália. Também participam os 20 melhores atletas (dez homens e dez mulheres) da segunda etapa da disputa, que ainda contou pontos para os Campeonatos Paulista e Brasileiro.
A etapa internacional da Travessia Renata Agondi dará início a um novo formato de competições de maratonas aquáticas em âmbito mundial. Para 2007, a Fina definiu que as disputas em águas abertas passarão a contar com dois circuitos distintos: o primeiro e mais importante, denominado World Cup Fina, terá um total de 12 provas, com dotação obrigatória de US$ 20 mil, e a participação dos melhores nadadores do mundo.
O segundo, chamado de Grand Prix de Maratonas Aquáticas, terá cerca de nove provas, com distâncias a partir de 15 km e dotação livre. Com isso, a Fina prioriza as disputas de 10 km, distância adotada para as provas de águas abertas dos Jogos Olímpicos, já a partir de Pequim 2008.
A Travessia Renata Câmara Agondi é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com Supervisão Técnica da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e Federação Aquática Paulista (FAP) e apoio técnico da Presença Eventos. Apoio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer; Prefeitura Municipal de Santos, Câmara Municipal de Santos, Sistema Santa Cecília de TV e Rádio Educativas, Jornal A Tribuna, Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, 6º BPM/I — Sexto Batalhão da Polícia Militar do Interior, 17º Grupamento de Bombeiros, 2º Batalhão de Infantaria Leve (2º. BIL), Santos e Região Convention & Bureau, BEM, Gatorade, Hershey´s, Beneficência Portuguesa, Hotel Avenida Palace, Terracom e Codesp.