Cauteloso, o técnico da equipe petiz da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), o professor Rogério Campos, aponta Corinthians e Paineiras como principais favoritos à conquista do título do Campeonato Paulista Petiz de Verão/XIV Troféu José do Carmo Neves, o Zequinha, no Conjunto Aquático do Sport Club Corinthians Paulista, na Zona Leste de São Paulo, no próximo final de semana (sábado, 25, e domingo, 26).

Campeã em 2005, bem como nos anos de 2003, 2002, 1994 e 1993, a UNISANTA luta pelo segundo hexa do ano, desta vez no Estadual Petiz de piscina longa (50 metros), mas o desafio é dos maiores, explica o técnico Campos: “Dispomos de uma equipe que se destaca pelo conjunto, enquanto os principais adversários despontam com ponteiros, ou seja, nadadores com maiores chances de brigar pelas primeiras posições”.

De qualquer forma, Campos mostra confiança em seus comandados. “Acredito que essa homogeneidade possa surtir um bom resultado, mesmo porque são 48 atletas dentro de um nível satisfatório de competitividade”, afirma, destacando que são 22 garotos e 26 meninas.

Rogério Campos, que divide as orientações da equipe com a professora Leila Correa, lembra que dos seus atletas Carolina Santiago (100 livres, 200 medley e 100 costas, petiz II), Giuliana Coelho Prado (100 peito, 200 medley, petiz I), Laura Garcia (100 costas, 100 livres e 100 borboleta, petiz II) e Matheus Louro Neto (100 borboleta, 200 medley e 100 peito, petiz II) são os nadadores que despontam com mais chances de bons resultados, ao lado ainda de Lucas Strama (800 livres, 100 borboleta e 200 medley).

O Campeonato Paulista Petiz será disputado em três etapas, sendo duas no sábado (manhã e tarde) e domingo (manhã), com um total de 34 provas, a serem disputados por nadadores das categorias petizes I e II, nascidos em 95 e 94, respectivamente.

E como prevê o técnico Campos, mais uma vez, o maior adversário da UNISANTA será o time da casa, que será representado por 30 nadadores, terceira maior delegação, superada ainda pela do Esporte Clube Pinheiros, com 34. O Clube Paineiras do Morumbi, outro forte candidato tem 25 nadadores inscritos.

No Campeonato Paulista Petiz de Inverno/Troféu Oswaldo Lopes Fiore, disputado no primeiro semestre, em piscina curta (25 metros), o Corinthians conquistou o tricampeonato, com 327 pontos, deixando o Clube Paineiras, na segunda colocação, com 273. A UNISANTA ficou com a terceira colocação, com 254 pontos