O mais famoso blog da natação brasileira, o Blog do Coach, postado pelo técnico brasileiro radicado nos Estados Unidos Alex Pussieldi, no site www.bestswimming.com.br, aposta todas suas fichas em uma vitória Luiz Lima na sexta edição da Travessia de Fortes, marcada para domingo (26/11), a partir das 10 horas, no Rio de Janeiro, nas gélidas águas da Praia de Copacabana.

Atual campeão brasileiro e convocado para representar o Brasil no Mundial de Desportos Aquáticos, em Melbourne, Austrália, em 2007, Luiz Lima luta pelo pentacampeonato, em uma competição que reúne 4.200 atletas, 88 dos quais largam na divisão de elite.

O percurso de 3.800 metros, entre o Forte de Copacabana e o Forte Duque de Caxias desponta como um desafio não só para Luiz Lima, como também para seu maior rival na atualidade, o jovem baiano Allan do Carmo, vice-campeão brasileiro e vencedor dos 5 km nos Jogos Sul-Americanos.

Atletas de 21 estados e 14 nadadores estrangeiros estarão participando da prova que, segundo Alex Pussieldi tem como favorita entre as mulheres, a atual campeã brasileira Ana Marcela Cunha, que terá como principais adversárias a vice-campeã mundial e brasileira Poliana Okimoto, campeã da travessia em 20005, e Monique Ferreira, da UNISANTA, campeã em 2004.

Além de Luiz Lima e Monique Ferreira, mais três nadadores da UNISANTA integram o pelotão de elite da prova carioca: a campeã paulista de águas abertas de 2004, Daniele Ramalho; a campeã dos 10 km dos Jogos Abertos do Interior, Monick Avelino Perez, e o tricampeão metropolitano Israel Peressin Murat.