Em busca de sua quarta vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas, Luiz Lima, da Universidade Santa Cecília, participa neste final de semana (domingo, dia 2/4), da Travessia de Brasília, a ser disputada no Lago Paranoá, na distância de 5 KM. A premiação é de R$ 5 mil.
Quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas, a Travessia de Brasília, será a última oportunidade para obtenção de vaga no Pan-Americano da modalidade, a ser realizado de 16 a 18 de maio, na praia de Salinas, em Guayaquil, no Equador. Os principais maratonistas brasileiros confirmaram presença, incluindo a seleção brasileira que conquistou na primeira quinzena de março, o tricampeonato sul-americano absoluto, na Colômbia.
Os vencedores da Travessia de Brasília – no masculino e no feminino – conquistarão a última vaga para a prova de cinco quilômetros do Pan-Americano do Equador. Cada país poderá inscrever dois nadadores por prova em cada categoria. Nos cinco quilômetros do Pan-Americano já estão garantidos os atuais campeões brasileiros: Guilherme Bier e Maria da Penha Cruz, a Pepenha. Caso os campeões brasileiros de 2005 também vençam no Distrito Federal, a outra vaga ficará para o segundo colocado na prova do Lago Paranoá.
Para a prova de 10 quilômetros em Guayaquil, tomou-se como critério os resultados da primeira prova do circuito nacional 2006, em Tapes, no Rio Grande do Sul, cujo percurso também foi de 10 mil metros. Assim, os representantes brasileiros serão Luiz Lima e o baiano Fábio Lima, radicado no gaúcho Grêmio Náutico União; e ainda as capixabas Marina Berti e novamente Maria da Penha Cruz.
Já para o 4º Mundial de Maratonas Aquáticas, de 29 de agosto a 3 de setembro, em Nápoles, na Itália, as seletivas serão as sexta e sétima etapas do campeonato brasileiro deste ano. As travessias são os cinco quilômetros da Cidade de Palmas, no Tocantins, e os 10 quilômetros de Inema, em Salvador, na Bahia.
NA LIDERANÇA – Com 27 pontos, Luiz Lima lidera a competição, tendo vencido as três etapas (Tapes/RS, Centenário GNU/RS e Paru/SC) desenvolvidas até aqui. NO total, o calendário prevê a realização de 15 etapas, sendo a 12ª. Delas, os 10 KM da segunda etapa do II Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos Renata Câmara Agondi, marcado para 7 de outubro, em raia demarcada na Baía de Santos.
Luiz Lima, maior favorito a uma das duas vagas masculinas para representar o Brasil na Maratona Aquática (10 KM) dos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro, lidera o ranking nacional, com nove pontos a mais que o segundo melhor colocado, Carlos Pavão, campeão sul-americano dos 5 KM.
Além de Pavão, que soma 18 pontos, o ranking apresenta Allan Lopes, em terceiro, com 16 pontos; Fábio Lima, campeão sul-americanos dos 10 KM, em quarto, com 14 pontos; Guilherme Bier, pentacampeão brasileiro, em quinto, com dez pontos, e Marcelo Romanelli, em sexto, com oito pontos.
Nesta temporada, além de ter vencido as três primeiras provas do Campeonato Brasileiro, Luiz Lima venceu a Travessia do Rio das Ostras, segunda etapa do IX Circuito Carioca de Águas Abertas, realizada no último domingo (26/3), um dia depois de ter vencido a Travessia Paru, na Praia do Jurerê, em Florianópolis/SC, e ainda a Maratona Aquática Pré-Pan 2007, disputada na distância de 10 K, em Copacabana, no Rio de Janeiro, mesmo palco da Maratona Aquática do Pan Rio 2007.