A segunda etapa da Travessia Oceânica Laje de Santos Renata Câmara Agondi 2006/2007, marcada para 7 de outubro deste ano fará parte do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas e servirá de seletiva para a formação da equipe brasileira que atuará nas competições de águas abertas dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007. A boa nova foi dada pelo presidente da Comissão Organizadora da Travessia, Marcelo Teixeira, na noite de sexta-feira (17), na Câmara Municipal de Santos, durante a cerimônia de outorga das 52 medalhas de Honra ao Mérito aos melhores das quatro etapas do I Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos Renata Câmara Agondi, maior competição em águas abertas do Brasil

Desenvolvida na Sala Princesa Isabel, no Palácio José Bonifácio, sede da Câmara Municipal de Santos, a entrega dos prêmios por parte da Câmara, decorreu do fato de o Projeto ter sido oficializado pela Lei No. 2.329, de 26 de agosto de 2005, em uma iniciativa do vereador Antônio Carlos Banha Joaquim.. As medalhas trazem cunhada a expressão “Honra ao Mérito – Travessia Renata Câmara Agondi- Câmara Municipal de Santos”. No anverso figura o brasão da Cidade de Santos.

Nesta temporada 2006/2007, o Projeto terá três etapas, sendo a primeira, em setembro, na distância de 1.500 metros, entre a Ponta da Praia e a Praia do Boqueirão em Santos; a segunda, em 7 de outubro, em raia de 10 KM (distância Olímpica), demarcada na Baía de Santos, e a terceira e última em 26 de janeiro de 2007, na distância de 25 KM (Maratonas Olímpicas e Mundiais), com largada em um ponto estabelecido em alto mar, tendo como referência o percurso entre a Laje de Santos e a Baía de Santos.

A homenagem aos melhores do I Projeto reuniu, além dos atletas de maior destaque da competição, todos os envolvidos na organização, apoio e patrocínio, bem como autoridades civis e militares, entre os quais o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, que destacou a importância de a competição passara a integrar o calendário nacional e servir de seletiva para os Jogos Pan-Americanos.”É uma honra para todos nós, santistas, que um Projeto idealizado, criado e desenvolvido por santistas seja reconhecido, por sua excelência, como exemplo para todo o País.

O Governador do Estado, Geraldo Alckmin, que não pode estar presente devido a compromissos anteriormente marcados, encaminhou mensagem, felicitando aos atletas e cumprimentando a organização pela maneira como soube conduzir o Projeto, com ênfase em especial para a questão da segurança.

Criado com a finalidade de homenagear uma das mais notáveis nadadoras de águas abertas do mundo, Renata Agondi, o Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos/Renata Câmara Agondi é uma realização Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com organização da Presença. Patrocínio – Banco Itaú, Life Fitness, Prefeitura Municipal de Praia Grande e Engeplus. Apoio – Sistema A Tribuna de Comunicação, Governo do Estado de São Paulo (Secretaria de Estado da Juventude e Esportes), Prefeitura Municipal de Santos (Semes e CET), Capitania dos Portos de São Paulo, 17o. Grupamento de Bombeiros, Parque Marinho Laje de Santos, Bandeirante Emergências Médica (BEM), Energil Bebidas Energéticas e Estrada Transportes, 2o. Batalhão de Infantaria Leve e 2o. Grupo de Artilharia Antiaérea (2o. GAAAe).