O trabalho da professora Jecilene Rosana Costa sobre crianças com respiração bucal foi destaque na Revista COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), em setembro de 2003. Jecilene é fisioterapeuta e professora do curso de Pós-Graduação de Fisioterapia Ortopédica da UNISANTA e da Disciplina de Semiologia e Propedêutica Funcional do curso de Fisioterapia da UNISANTA.
A professora explica que é feita uma busca do sintoma bem detalhada, na qual consta desde a idade da criança, formação e andamento escolar, passando por esportes que pratica, patologias associadas e presença de dor. “Nos exames físicos efetuamos a análise respiratória e postural da criança. A partir dessa avaliação é que definimos a necessidade ou não da assistência fisioterapêutica”, diz a doutora sobre o seu trabalho.
Jecilene lembra que “ao nascimento a criança possui o reflexo inato da respiração nasal, cujas funções incluem filtrar, umedecer e aquecer o ar inspirado que segue para os pulmões”. Ela atua junto a crianças respiradoras bucais há sete anos. Atualmente, trabalha no Centro de Respirador Bucal da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).