Os sedimentos marinhos dos portos de Santos, no Brasil, e de Cádiz e Huelba, na Espanha, serão alvo de estudos de pós-doutoramento do pesquisador Augusto Cesar, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com apoio da Capes. Cesar inicia as coletas de sedimentos do porto santista amanhã, quinta-feira (4), às 7 horas, com saída do barco programada para às 7 horas da marina Capri, na Rua Japão, em S. Vicente.
Augusto Cesar embarcará dia 22 deste mês para a Espanha, onde desenvolverá trabalhos junto àqueles portos, para posterior avaliação ecotoxicológica comparativa dos detritos. A pesquisa chama-se Estudo Ecotoxicológico Integrado em Sistemas Estuarinos e Portuários Atlânticos.
Paralelamente, o mestre em Oceanografia Camilo Dias Seabra, também pesquisador da UNISANTA, fará pesquisas do lodo no porto de Santos. Os estudos comparativos nos três portos estão sendo feitos a convite do dr. Thomaz Angel Del Valls Casillas, diretor da Cátedra da Unesco para problemas de dragagem e assuntos portuários.
Augusto Cesar voltará em julho a Santos, para supervisionar as pesquisas com Dias Seabra e retornará à Espanha, onde permanecerá um ano.

Pontos de coletas

Nesta quinta-feira, os pesquisadores iniciarão a coleta dos sedimentos no mar em de S. Vicente, perto da Ponte dos Barreiros, saindo da Rua Japão. Em seguida, a coleta prosseguirá perto da Garganta do Diabo (Ilha Porchat/emissário submarino), centro da baía de Santos (perto da praia de Pouca Farinha), entrada do Porto (próximo ao Terminal de Contêineres (TECON) e junto à Alemoa.
No total, são seis pontos de coleta em locais poluídos. O material será colhido em mais dois pontos mais limpos, no canal de Bertioga.
O lodo submarino será avaliado e caracterizado quanto à sua contaminação por resíduos industriais, orgânicos e portuários.

Metodologia

Os estudos integrados em Cádiz, Huelba e Santos seguirão metodologia desenvolvida por Augusto César, no Laboratório de Ecotoxicologia da UNISANTA e por suas pesquisas de doutorado em Murcia. Acompanhará, de outro lado, normas internacionais das Agências: Environment Canadá, U.S.Arm Corps of Engienering, U.S. Environmental Protection Agency, Netherland Ministry of Transport , Public Works and Water Management. O Laboratório de Ecotoxicologia da UNISANTA é referência nacional, pois foi o primeiro de entidade de ensino superior do Brasil a receber a Certificação de Qualidade Internacional ISO 9002 – Internacional Organization for Standardization, há 13 anos.

Análises integradas

Será feita avaliação dos efeitos toxicológicos nos sedimentos dos três portos, por meio de testes de toxicidade e de bioacumulação em laboratório, para catalogar diversas categorias de material de dragagem. Um dos objetivos é determinar os diversos tratamentos na hora da disposição daqueles materiais.
A tese de doutorado de Augusto Cesar, concluída em março de 2003, contempla esse tipo de investigação científica, com metodologia própria, conforme indica o nome desse trabalho: Análise Ecotoxicológica Integrada pela Contaminação Marinha nos Sedimentos da Costa de Murcia: o caso de Portman, sudeste da Espanha.
O prosseguindo de suas pesquisas, agora em nível de pós-doutoramento, ocorre em um momento em que a dragagem do porto de Santos está paralisada por determinação da Cesteb e do Ministério Público, à espera do Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental do Meio Ambiental (EIA/RIMA).

Problemas semelhantes

Para Augusto César, os estudos comparativos que serão feitos em Santos, em Cádiz e Huelba serão importante ferramenta para os órgãos ambientais e administradores portuários.
Atualmente, explica o pesquisador, tanto na Espanha como no Brasil o tema da dragagem e seus efeitos sobre os ecossistemas são objetos de grande interesse por parte de autoridades, cientistas e da sociedade em geral. Daí a grande importância de um estudo integrado sobre três zonas portuárias (duas na Espanha e uma no Brasil), selecionadas de acordo com o grau de diversidade e fontes de comunicação.
“Estas zonas, afirma, estão sujeitas a grandes fontes de concentração de diversas substâncias contaminantes de tipo inorgânico, como os metais pesados e os metalóides, e de tipo orgânico”.
Tantos os objetivos propostos, como as conclusões que se pretende obter são gerais e,portanto, aplicáveis a qualquer sistema costeiro exposto a processos de dragagem e especialmente em zonas portuários. Cádiz tem níveis de contaminação baixos, mas o estuário de Huelba é altamente contaminado por metais pesados como arsênico, mercúrio, cromo e cobre, originados principalmente por atividades mineiras, que remontam a época da colonização romana