TEP/ Unisanta apresenta curta Alzira Rufino em Festival Cine Inclusão 60+, na Capital

21

O curta-metragem Alzira Rufino – Eu, Mulher Negra, Resisto, produzido pelo Teatro Experimental de Pesquisas (TEP), da UNISANTA, sob a direção de Gilson de Melo Barros, em homenagem à ativista negra Alzira Rufino, participa do Festival Cine Inclusão 60+, que teve início no último dia 23, na capital, estendendo-se até o dia 31 do mesmo mês, com vasta programação.

O curta Alzira Rufino (mesmo nome recebido por uma de suas primeiras publicações – Eu, Mulher Negra, Resisto) foi realizado através da materialidade do recolhimento de fatos, registros, arquiv

os, documentos e falas de pessoas próximas a ela, marcadamente do seu círculo de militância e convivência, de maneira a acercar-se o mais próximo possível da tridimensionalidade que lhe represente. O trabalho conta com roteiro e direção de Gilson de Melo Barros e participação de vários expoentes ligados às lutas sociais por Alzira lideradas, além de apoio cultural da Unisanta e da Secretaria de Cultura de Santos na cessão dos espaços do Teatro Guaranny para suas locações.

O Festival Cine Inclusão 60+, em sua quinta edição, é uma celebração do envelhecimento como forma de criação e imaginação, na contramão do mundo que insiste em associar juventude à inovação. É uma janela aberta para que cineastas 60+ difundam seus trabalhos/ideias, além de propor uma discussão sobre o envelhecimento e o etarismo por meio dos 28 curtas-metragens que fazem parte da sua programação, focada em histórias que dificilmente encontram espaços nos circuitos tradicionais.

Serão apresentadas obras com pessoas 60+ como protagonistas, criadores ou temas centrais, tendo como resultado uma programação diversa em linguagem, origem e estética, que vai desde o romance tardio à militância LGBTQIA+ na velhice, passando por documentários poéticos e ficções políticas.

Os trabalhos selecionados serão exibidos em sessões especiais, com entrada franca, em São Paulo, no Espaço Petrobras (Rua Augusta, 1470) e no cine Bijou (Praça Roosevelt, 172). Dentro desta programação o curta Alzira Rufino – Eu, Mulher Negra, Resisto será apresentado no dia 28/08, às 16 horas – Cine BijouQUEROem@ilG13