Estudo da Unisanta é citado em jornal regional

15

Publicada no jornal Diário do Litoral, a matéria mostra os resultados da pesquisa

Um estudo desenvolvido por docentes da Universidade Santa Cecília – Unisanta foi tema de reportagem publicada no site do jornal Diário do Litoral, na última quinta-feira (21/8). A pesquisa revelou a presença e os ricos da Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) nos canais de Santos.

Divulgado na editoria “Cotidiano”, a matéria ressaltou que a análise acendeu um alerta sobre os impactos ambientais causados por essa espécie exótica, originária da África, que é reconhecida mundialmente por sua alta capacidade de adaptação.

Publicada na renomada revista científica Acta Scientiarum Biological Sciences, edição de agosto de 2025, a pesquisa “Size and diet of Oreochromis niloticus in an urban drainage channel in Santos, State of São Paulo, Brazil”, conduzida entre março de 2022 e março de 2023, analisou 56 exemplares do peixe encontrados no Canal 4. Os resultados mostram que a Tilápia do Nilo “mantém, ao longo de todo o ano, boa condição física mesmo em um ambiente urbano poluído, com baixa oxigenação, alta turbidez e variações de salinidade, características que dificultam a sobrevivência de muitas espécies nativas”.

Além da resistência, os pesquisadores João Henrique Alliprandini da Costa, Rebeca Ribeiro Miranda, Bruno Paes De-Carli, Amanda Selinger, Renan Braga Ribeiro e Ursulla Pereira Souza observaram sinais preocupantes de que a tilápia está se reproduzindo o ano todo. Fêmeas maduras foram encontradas em diferentes estações, o que indica a proliferação da espécie nos canais, além da ausência de predadores e competidores nativos.

Outro ponto da pesquisa foi a análise da dieta do peixe invasor. Embora consuma detritos orgânicos e algas, a tilápia também se alimenta de insetos aquáticos e larvas do peixe papa-terra (Menticirrhus littoralis), uma espécie marinha de importância comercial e pesqueira no Brasil. Isso indica que a presença desse peixe pode estar afetando diretamente a cadeia alimentar e a biodiversidade marinha costeira da região.

Para o jornal, o pesquisador João Henrique Alliprandini da Costa fala dos riscos que a espécie representa e das ações que precisam ser feitas urgentemente: “O nosso estudo alerta que a presença dessa espécie nos canais de Santos representa um risco ecológico a longo prazo, reforçando a necessidade urgente de monitoramento e manejo para evitar danos maiores à fauna local e ao equilíbrio dos ecossistemas costeiros”.

A pesquisa “Size and diet of Oreochromis niloticus in an urban drainage channel in Santos, State of São Paulo, Brazil” também teve colaboração de pesquisadores de outras instituições.

Confira a matéria na íntegra: Peixe invasor é identificado nos canais de Santos e ameaça espécies nativas.