Há mais de uma década no exterior, Romeo Beltramelli retornou à instituição e reviveu memórias.
A Universidade Santa Cecília (Unisanta) recebeu, no final de julho, a visita do professor Romeo Beltramelli, um dos idealizadores e fundadores da Faculdade de Educação Física (Fefesp), criada em 1998. O reencontro com a instituição aconteceu após mais de uma década de atuação internacional do docente, que atualmente reside e trabalha na Suíça.
Beltramelli integrou o grupo de profissionais responsáveis pela concepção do curso, há 27 anos, e foi o primeiro coordenador da graduação em seu ano inaugural. Na época, contribuiu para a estruturação do projeto pedagógico e para o desenvolvimento da área de Educação Física na universidade.
“Nosso propósito, junto ao grupo de professores liderado pelo então diretor, professor Antônio Jorge Pereira de Nóbrega, era criar um curso potente, atual e futurista. De alguma maneira, aquela sementinha plantada naquela época deu frutos. Hoje, a faculdade tem 25 anos e mostra uma progressão fantástica. É um curso de excelência, como todos os da Unisanta, o que reflete a filosofia da instituição”, afirma Romeo.
Acompanhado da esposa, Tatiana Hermenegildo Carvalho, ex-aluna da primeira turma da Faculdade de Direito da Unisanta, Romeo foi recepcionado pela Direção Superior da universidade e percorreu diversas áreas do campus. Durante a visita, passou pelo Memorial Santa Cecília, Ginásio Poliesportivo, piscina olímpica e pela Reitoria.
Emocionado, comentou sobre o sentimento de retorno. “Essa visita tem um grau de emoção muito grande. Poder rever tudo aqui e saber que tive uma pequena participação nessa história. Hoje está essa maravilha que é a Faculdade de Educação Física e a Universidade. É uma felicidade imensa”, diz.
Ao longo de sua trajetória na Unisanta, além das atividades acadêmicas, Romeo também atuou como treinador de voleibol, carreira que o levou a receber convites para trabalhar no exterior. Com sólida carreira internacional, está há 16 anos na Suíça, onde segue atuando como técnico esportivo e levando o nome da Unisanta para o cenário europeu.
“Recebi propostas aqui no Brasil, especialmente em Santos, onde a minha carreira se consolidou. Participei de seleções paulistas e brasileiras e passei por outras grandes equipes nacionais. Mas, quando surgiu o convite para ser técnico na Suíça, optei por uma vida estável e tranquila por lá”, relembra.
Para o professor Nicolau Teixeira Ramos, atual coordenador do curso, o reencontro simbolizou o fortalecimento dos vínculos afetivos entre a universidade e aqueles que ajudaram a escrever sua história. “A Unisanta cultiva laços de memória e afetivos, onde as pessoas criam uma raiz aqui. O professor Romeo, mesmo morando há 16 anos na Suíça, fez questão de visitar a instituição para relembrar sua trajetória aqui. É muito importante esse retorno, reviver a história dele com o curso de Educação Física, que ele ajudou a construir desde o início”, finaliza o docente.