Estudantes de Jornalismo da Unisanta lançam revista digital sobre mudanças climáticas

75

O evento, que terá um painel de debate sobre o tema, acontece no próximo dia 4 de setembro, no Anfiteatro do Bloco D da universidade

Os alunos do último ano do curso de Jornalismo da Universidade Santa Cecília (Unisanta) lançam a edição de 2025 do projeto laboratorial “Viral”. A publicação reúne reportagens sobre mudanças climáticas na Baixada Santista, abordando impactos ambientais, sociais e econômicos. O evento acontece no dia 4 de setembro, às 19h, no Anfiteatro do Bloco D, 4º andar, do Colégio Santa Cecília (R. Oswaldo Cruz, 266 – Boqueirão, Santos).

Uma roda de conversa sobre os efeitos do clima na região reunirá Regina Ferreira, oceanógrafa e pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH/Unisanta), Kátia Blotta, advogada especialista em Direito Ambiental, e Rodolfo Bonafim, climatologista. Aberta ao público, a atividade busca promover o debate sobre os desafios, as possíveis soluções frente ao aquecimento global e envolver o jornalismo neste que é um dos temas mais urgentes da atualidade.

Revista-laboratório “Viral”

O projeto laboratorial é o resultado do trabalho da disciplina de Produtos Editoriais, que é ministrada pelos professores Nara Assunção, Raquel Alves e Helder Marques e integra a grade do curso. Os alunos participaram de todo o processo de produção, desde a definição das pautas até a diagramação, o que proporcionou uma experiência prática completa na criação de um produto editorial.

Segundo a equipe docente, o objetivo da proposta pedagógica é aproximar a abordagem acadêmica das questões atuais, proporcionando aos estudantes a experiência prática de produzir um produto editorial completo.

“O projeto da ‘Viral’ tem sempre o objetivo de mergulhar em um tema relevante para a nossa região e para o contexto atual. Entendemos que um dos assuntos mais urgentes hoje é a questão das mudanças climáticas. Estamos sentindo os efeitos cada vez mais próximos, com ressacas mais fortes e chuvas que paralisam a cidade. Nosso papel social é chamar a atenção para essa questão, não com alarmismo, mas com informação, para que a população entenda a gravidade da situação e possa colaborar”, disse a professora Raquel.

Mudanças Climáticas

Os conteúdos do projeto trazem diferentes perspectivas sobre a crise climática, explorando não apenas os impactos, mas também iniciativas de mitigação e adaptação.

Entre as reportagens de destaque, a revista aborda a vulnerabilidade da comunidade do Dique da Vila Gilda diante de inundações, a relação entre as chuvas intensas e a estrutura dos prédios tortos em Santos, além de um olhar sobre a ansiedade climática e o impacto psicológico da crise. A publicação também explora as consequências de ressacas mais fortes, a poluição do mar e os efeitos do calor excessivo e da maior incidência de raios na região.

Por fim, uma das matérias se debruça sobre a atuação do Legislativo, analisando como o poder público local tem respondido aos desafios impostos pelo aquecimento global.

Confira a página on-line do projeto laboratorial Viral: https://sites.google.com/view/viralunisantamudancaclimaticas

Feito por Valentina Tilly e Felipe Santos