Lafes promove Ambulatório de Condicionamento Físico para Fatores de Risco

28

Atendimentos são gratuitos e acontecem todas as terças e quintas, das 11h30 às 12h30, no Ginásio Poliesportivo

O Laboratório de Fisiologia do Exercício da Universidade Santa Cecília (Lafes – Unisanta) está realizando um Ambulatório de Condicionamento Físico para Fatores de Risco. Os atendimentos ocorrem de forma gratuita, todas as terças e quintas, das 11h30 às 12h30, no Ginásio Poliesportivo da Instituição.

Podem participar aqueles que possuem doenças crônicas, como cardiovasculares, hipertensão, diabetes, obesidade, colesterol alto, artrite, artrose ou que tiveram algum tipo de câncer, entre outras doenças consideradas fatores de risco.

Este é um projeto interdisciplinar do curso de Educação Física, mas que também conta com trabalhos de alunos dos cursos de Fisioterapia, Psicologia e Nutrição, sob coordenação da educadora física Luiza Frade. As atividades são supervisionadas pelos coordenadores do Lafes e professores da Unisanta, Dra. Alexandre Galvão e Dra. Débora Rocco.

“Aqueles que são atendidos trabalham o condicionamento físico como prioridade, mas também temos outras vertentes: nutricional, psicológica e fisioterapêutica. Não é apenas atendimento físico, mas para a saúde e qualidade de vida de forma geral. O projeto também é um meio de pesquisa, então saem diversos trabalhos de TCC, de mestrado e para congressos”, destacou Luiza.

De acordo com a Profa. Dra. Débora Rocco, esse trabalho começou em 2020 com a evolução da Covid-19. Os pacientes que faziam a fisioterapia eram encaminhados para a educação física e realizavam o seu tratamento. Com o fim da pandemia, o projeto se tornou um ambulatório para tratar especificamente pacientes com fatores de risco.

“O que é interessante é que o aprendizado é contínuo. Tem alunos que participam desde o primeiro ano de seu curso. Eles já começam a fazer a observação, como se trabalha com paciente, a individualidade e, ao mesmo tempo, o coletivo. Além das teses de mestrado e doutorado saindo a partir desse projeto. Deixamos o convite aos pacientes e alunos que tiverem interesse. Estamos sempre abertos recebendo esse trabalho interdisciplinar”, finalizou a profissional.

Os interessados podem entrar em contato através do Instagram @lafes.condfisico ou pelo número (13) 974018573