Os alunos do quarto ano do curso de Educação Física da Universidade Santa Cecília (Fefesp – Unisanta) tiveram uma aula sobre treinamento com uso de coletes de eletroestimulação e seus benefícios, com o professor convidado Celso Ponzio, formado pela Fefesp em 2005. A atividade foi realizada na disciplina de Treinamento Personalizado II, ministrada pela professora Isabela Panza.

Celso Ponzio trabalha atualmente como personal trainer em São Paulo, utilizando coletes de eletroestimulação (EMS). Ele atende desde alunos idosos até atletas de alto rendimento do UFC Fight, skate, esportes paralímpicos, entre outros.

De acordo com a professora Isabela, os futuros profissionais de Educação Física tiveram a oportunidade de utilizar os coletes e observarem como funcionam os treinos na prática com o equipamento. Além disso, puderam tirar suas dúvidas de investimento e de mercado.

Para Celso, a atividade com os estudantes foi uma experiência única. “Foi incrível voltar à faculdade onde me formei e dar aula sobre eletroestimulação de corpo inteiro. Pude compartilhar meus conhecimentos com os alunos e ver o entusiasmo e interesse deles pela tecnologia. Essa é uma área que me fascina, e poder transmitir essa paixão foi muito gratificante”.

Além disso, o convidado destacou que a atividade foi um momento de reflexão sobre sua jornada acadêmica e profissional. “Lembrei-me dos meus tempos de aluno, dos amigos, dos professores, de como eu sonhava em fazer uma diferença na área da saúde e do esporte. Agora, como professor, posso ver que estou fazendo exatamente isso”.

Ele finalizou ressaltando a participação dos estudantes durante a aula. “A interação com os alunos foi fantástica. Eles fizeram perguntas inteligentes e mostraram interesse genuíno em aprender. Foi incrível ver como a próxima geração de profissionais está ansiosa para abraçar novas tecnologias e inovar na área da saúde e do esporte. Voltei para casa sentindo-me realizado e motivado. Foi um dia que vou lembrar por muito tempo. Gostaria de agradecer à professora Isabela Panza e ao coordenador Nicolau Teixeira”.