As inscrições para a 2ª edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o Enem dos Concursos, estão abertas no site da Fundação Getulio Vargas (FGV) até o dia 20 de julho. As provas serão aplicadas no dia 5 de outubro em 228 cidades do país.
Ao todo, o CPNU oferecerá 3.652 vagas para cargos de níveis médio, técnico e superior, contemplando candidatos para 32 órgãos da Administração Pública Federal, organizados em nove blocos temáticos. São 3.144 vagas de nível superior e 508 de nível intermediário, com salários iniciais que variam entre R$ 4 mil e R$ 17 mil.
O que é o Enem dos Concursos?
O Enem dos Concursos, oficialmente chamado de Concurso Nacional Unificado (CNU), de maneira oficial, é uma iniciativa que visa unificar e padronizar a seleção para diversos concursos públicos no Brasil. Inspirado no modelo do Enem, o objetivo é criar uma única prova que sirva de base para a seleção de candidatos para diferentes cargos e órgãos públicos. Isso facilita a vida dos candidatos, que não precisarão prestar múltiplos concursos, e também beneficia os órgãos públicos, que contarão com um processo seletivo mais eficiente e abrangente.
Assim, o Enem dos Concursos é uma prova unificada que visa selecionar candidatos para diversos concursos públicos no Brasil, padronizando o processo seletivo.
O que estudar para o Enem dos Concursos?
Diferentemente da edição anterior, que teve oito editais — um para cada bloco temático — o processo seletivo conta com um único edital. Nele constam informações detalhadas sobre as vagas, salários, conteúdo programático das provas, critérios de classificação e composição das notas finais.
Os cargos estão distribuídos entre nove blocos temáticos, que agrupam as vagas por áreas de atuação semelhantes. São eles:
- Bloco 1: Seguridade Social (Saúde, Assistência Social e Previdência Social)
- Bloco 2: Cultura e Educação
- Bloco 3: Ciências, Dados e Tecnologia
- Bloco 4: Engenharias e Arquitetura
- Bloco 5: Administração
- Bloco 6: Desenvolvimento Socioeconômico
- Bloco 7: Justiça e Defesa
- Bloco 8: Intermediário – Saúde
- Bloco 9: Intermediário – Regulação
O CNU permite que o candidato faça uma única inscrição, escolhendo seu bloco temático de interesse e indicando preferências entre os cargos ofertados. A disputa ocorre dentro do bloco escolhido.
Quando será o Enem dos Concursos?
A prova objetiva do CNU será aplicada no dia 5 de outubro, com questões de múltipla escolha divididas entre conhecimentos gerais e específicos. Para os cargos de nível superior, serão 90 questões; para os de nível intermediário, 68.
Já a prova discursiva, prevista para o dia 7 de dezembro, será realizada apenas por candidatos classificados na primeira etapa. Ela terá formatos diferentes conforme o nível de escolaridade exigido.
Confira o cronograma oficial
- Inscrições: 2 a 20/7
- Solicitação de isenção da taxa: 2 a 8/7
- Prova objetiva: 5/10, das 13h às 18h
- Convocação para prova discursiva e confirmação de cotas/PcD: 12/11
- Envio de títulos: 13 a 19/11
- Prova discursiva: 7/12
- Procedimentos de confirmação de cotas: 8 a 17/12
- Divulgação da 1ª lista de classificação: 30/1/2026
Como se inscrever no Enem dos Concursos?
Passo a passo:
- Acesse o site da FGV, por meio do link: https://inscricao-cpnu.conhecimento.fgv.br/ .
- Faça login utilizando sua conta Gov.br. Será necessário inserir seu CPF e senha.
- Clique em “Inscreva-se”.
- Escolha o bloco temático. As informações completas sobre os Blocos Temáticos, os órgãos participantes do Concurso Público Nacional Unificado, os cargos/especialidades, as vagas e modalidades de concorrência encontram-se nos anexos disponíveis no link: https://conhecimento.fgv.br/cpnu2 .
- Selecione o(s) cargo(s)/especialidade(s) de sua preferência dentro do bloco temático escolhido. Indique a ordem de preferência de ocupação dos cargos.
- Escolha o seu local de prova, selecionando a UF e a cidade de preferência.
- Selecione a opção SIM, caso necessite de atendimento especializado e/ou deseje concorrer para as vagas reservadas.
- Clicando em “estou ciente” do Termo de Aceite e “salvar”, você será encaminhado para a página de pagamento da inscrição.
- A inscrição só será válida após a confirmação do pagamento realizado até o dia 21 de julho de 2025.
Dados: gov.br e g1.globo