Estudantes do 5º semestre do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Santa Cecília (Unisanta) deram um show de criatividade e tecnologia ao desenvolverem projetos de produtos inovadores na disciplina de Interface Homem-Máquina, ministrada pelo professor Luis Fernando Bueno Mauá.

A proposta foi clara: criar, do zero, um produto inovador, realizando toda a modelagem 3D do protótipo e apresentando a funcionalidade e aplicabilidade da ideia. O resultado surpreendeu: mais de 20 projetos foram desenvolvidos, demonstrando a capacidade técnica e a sensibilidade dos alunos na criação de soluções para o dia a dia.

O projeto contou com o suporte técnico da equipe do InovFabLab da Unisanta, sob a orientação dos professores Sérgio Schina e Ricardo, que auxiliaram os estudantes na execução das ideias com uso de ferramentas de prototipagem.

Além do uso de softwares de modelagem 3D, o professor Mauá abriu a possibilidade de os alunos utilizarem inteligência artificial para criação de imagens ilustrativas dos projetos. Por meio de técnicas de prompt engineering, os estudantes exploraram ferramentas de IA generativa para simular cenários de uso, aspectos visuais e detalhes dos protótipos, enriquecendo ainda mais as apresentações finais.

Entre os projetos apresentados:

Suporte para Xícara – Idosos – Criado por João Vitor Matos Vassão e Marcelo Vieira Lima, o projeto consiste em uma base ergonômica para facilitar o manuseio de xícaras por pessoas idosas, com foco em segurança e conforto. O design foi pensado para prevenir derramamentos e garantir firmeza ao segurar, promovendo maior autonomia.

Ventilador Manual – Desenvolvido por Estela Pacheco de Almeida e Beatriz Aimi Biagioni, o ventilador é portátil, leve e de fácil manuseio, ideal para situações em que não há energia elétrica disponível. A proposta alia sustentabilidade, praticidade e baixo custo, mostrando que a inovação também pode ser simples e eficiente.

Suporte para bengala de deficiente visual – Yan Lee Royter Mafi Briliano e Vinicius da Silva Bueno criaram um dispositivo de apoio para garantir mais estabilidade e conforto a usuários de bengalas.

Carteira inteligente 3D – Nicolas Leonardo Ponciano Silva dos Santos e Arthur Oliveira da Silva desenvolveram um case compacto que fica preso ao bolso, ideal para o dia a dia.

Mini Rack de Servidor – Gabriel Estevão Rodrigues e Michel Lisboa Gomes modelaram em 3D um rack funcional voltado à organização de componentes de rede.

Brinquedo com foco em coordenação motora – Sthefano Katsumoto e Kelwin Negreiros projetaram um brinquedo educativo voltado ao desenvolvimento motor infantil.

Suporte de controle de videogame com acessibilidade – Allan Rhenns Batista criou uma solução inclusiva, com design ergonômico e adaptado.

Outras ideias envolveram suportes para utensílios de cozinha, celulares, óculos, receitas, chaves, bem como soluções voltadas à saúde, como relógios com adaptadores para remédios, potes organizadores e até mesmo um batom com mecanismo inovador, o “batom pepper”.

A criatividade e a aplicação prática das ideias reforçam a importância de disciplinas como Interface Homem-Máquina, que vão além da teoria e desafiam os estudantes a projetar soluções reais com uso de tecnologia.

Segundo o professor Mauá: “Essa experiência prática contribui não só para o portfólio dos alunos, mas também desenvolve a empatia e o olhar para problemas que podem ser resolvidos com inovação e tecnologia acessível.”