A docente do curso de Engenharia e coordenadora do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH / Unisanta), Alexandra Sampaio, concedeu entrevista à Folha S. Paulo sobre a crescente contaminação das praias na Baixada Santista.
A matéria, intitulada “Lixo, chuva e falta de saneamento agravam contaminação das praias na Baixada Santista”, publicada hoje (11/01), na editoria “Cotidiano”, traz diversos dados, entre eles, os do relatório elaborado pelo Comitê de Bacias Hidrográficas da Baixada Santista, que revela que 78,4% do esgoto gerado na região é coletado.
Em sua fala, Alexandra enfatiza que existe outro desafio para a cidade de Santos, citando que “a falta de universalização nas cidades vizinhas que, em determinadas condições de maré, prejudicam, por exemplo, a qualidade da ponta da praia”.
Além da docente, a matéria também reúne diferentes perspectivas sobre o tema, com declarações de representantes das prefeituras de Santos, Guarujá e Bertioga, da Sabesp, moradores locais e do Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (Ondas).
Leia a matéria completa aqui.