Com foco na prática e inovação, estudantes do último semestre criam soluções para o setor e a logística internacional.
Uma dinâmica baseada na aplicação de metodologias ativas, que coloca os alunos como protagonistas do processo de aprendizagem, foi a proposta dos trabalhos entregues no dia 16 de dezembro para a disciplina de Projeto Integrador, ofertada no curso de Comércio Exterior da Universidade Santa Cecília (Unisanta).
Com foco na prática, os estudantes desenvolveram protótipos de soluções para atividades portuárias, alinhados com os conceitos do comércio exterior e sob a orientação do Prof. Dr. Rafael Pedrosa. “Por meio do nosso laboratório de Inovação, o InovFabLab, os alunos desenvolveram as soft skills que precisavam para poder fazer esses projetos, dentro do contexto do comércio exterior e que conversam com todas as competências adquiridas no período de formação do curso”, comenta o docente.
Entre os trabalhos desenvolvidos no laboratório, está o projeto da aluna Isabela Ramos da Silva e seu grupo, que trouxeram o tema de armazenagem portuária de grãos – um dos principais produtos exportados pelo Brasil e importante para a economia nacional.
“Nós usamos o InovFabLab, fizemos navios, containers e caminhões com o MDF, a gente trouxe café e milho que são commodities, principalmente o café que é o mais exportado e que precisa um cuidado maior na hora de levar a carga até o container, de ser transportada” conta Isabela.
Outro protótipo focado na otimização das práticas do porto foi desenvolvido pela estudante Josiane Peixoto. Seu grupo criou o “Gaveteiro”, que visa tornar o serviço de empilhamento de containers mais ágil e eficiente. “Nos terminais, o empilhamento de container é feito com uma altura máxima de cinco unidades. Com o processo do gaveteiro, a gente consegue empilhar até 20 containers sem interferir na entrada e saída”, explica Josiane.
Ela acrescenta que os containers são organizados separadamente nos gaveteiros, o que facilita a retirada do último container sem a necessidade de mover os demais. “O gaveteiro vai otimizar muito o trabalho no porto, sem contar o custo-benefício”.
Por fim, o professor Pedrosa enfatiza que todos os projetos possuem uma base teórica. “A sinergia dessas etapas, as metodologias ativas, do estudo teórico e da prática possível por meio da prototipação foram expostas nos diversos temas que os grupos escolheram ao longo do semestre”, conclui.