Diversas empresas usam o perfil LinkedIn para recrutamento. Fazer networking é essencial para se destacar no mercado de trabalho.

Atualmente diversas empresas utilizam o LinkedIn para recrutar novos colaboradores para suas equipes. Por isso, é fundamental que você, ainda fazendo graduação ou recém-formado, crie um perfil na plataforma e faça networking, porque isso pode ser uma das melhores formas de se destacar no mercado de trabalho. Descubra quais passos você deve seguir para criar o seu perfil e esclareça as principais dúvidas.

O que é o LinkedIn?

O LinkedIn é a maior rede profissional do mundo, com mais de 850 milhões de usuários em 200 países e territórios. A missão da empresa é conectar profissionais do mundo todo, tornando-os mais produtivos e bem-sucedidos. É possível conseguir emprego, vender, criar networking, trabalhar e até mesmo posicionar a marca em uma empresa.

Nos últimos anos, a rede social apresentou um crescimento significativo, sobretudo devido à pandemia. O LinkedIn pode abrir portas no mercado de trabalho, mesmo que você tenha poucos diferenciais no currículo, desde que se dedique à sua profissionalização.

O que o LinkedIn pode agregar na vida profissional?

Se você está buscando oportunidades no mercado de trabalho, o LinkedIn pode ser essencial para conseguir o emprego dos seus sonhos. Isso porque, segundo artigo de Sandra Turchi, CEO na Digitalents, o Brasil conta com aproximadamente 43 milhões de usuários ativos no LinkedIn, tornando-se uma ferramenta essencial em qualquer tipo de estratégia de marketing digital ou de social selling.

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Diferente do Currículo Lattes, o registro da vida pregressa e atual do estudantes e pesquisadores do país e do exterior, o LinkedIn é uma rede social que visa promover o networking e as oportunidades de trabalho.

Como criar conta no LinkedIn?

  1. Acesse a página de cadastro no LinkedIn.

Digite seu nome, sobrenome e e-mail. Insira uma senha se solicitado.

Observações:

  • Você deve usar o seu nome verdadeiro ao criar um perfil. Nomes de empresa ou pseudônimos não são permitidos.
  • Não use um e-mail que esteja associado a um setor, cargo ou atividade como “marketing@empresa.com” ou “vendas@empresa.org”.

2. Clique em Cadastre-se agora.

3. Conclua todas as etapas adicionais solicitadas.

Observações:

  • Não é permitido criar vários perfis.
  • Você também pode se cadastrar no LinkedIn usando suas credenciais do Google ou sua ID Apple.

Como fazer um bom perfil no LinkedIn

  1. Escolha uma foto de qualidade:

O primeiro passo para atrair atenção ao seu perfil é selecionar uma foto de boa qualidade. Prefira uma imagem que destaque bem o seu rosto e transmita uma postura profissional. Evite fotos em festas ou cenários aleatórios, já que o LinkedIn é uma rede voltada para a vida profissional.

De acordo com o LinkedIn Business, perfis com fotos recebem até 6 vezes mais visitantes que aqueles sem foto. Recrutadores tendem a priorizar perfis com fotos, tornando este um elemento essencial para quem busca uma página completa e atrativa.

2. Configure a imagem de fundo:

Além da foto principal, você pode personalizar a imagem de fundo do seu perfil. O tamanho recomendado é de 1584 x 396 pixels. Escolha uma imagem relevante para o seu momento profissional, aplique-a ao perfil e torne-o mais interessante visualmente.

Quanto mais informações relevantes e completas houver no seu perfil, maiores as chances de aumentar suas visualizações e conexões.

Perfil Linkedin – Unisanta

3. Inclua suas experiências e formações:

Adicione suas experiências profissionais e formações acadêmicas no perfil. Essa é uma forma prática de destacar certificações, cursos e participações em eventos importantes.

Ter um diploma de Ensino Superior no perfil pode ser um diferencial significativo, já que muitos recrutadores o consideram um requisito básico na busca pelos melhores candidatos.

4. Preencha a seção “Sobre”:

A seção “Sobre” permite inserir até 2 mil caracteres, onde você pode destacar os pontos mais relevantes do seu perfil de forma clara e objetiva. Utilize esse espaço para contar sua história de maneira contextualizada com sua trajetória profissional.

Evite repetir informações de outras seções e, ao mesmo tempo, seja estratégico ao usar palavras-chave relacionadas à sua área de atuação, como “Marketing Digital”, “Gestão de Projetos” ou “Desenvolvimento de Software”.

5. Adicione competências:

Inclua suas principais habilidades e competências no perfil, com ênfase nas que têm relação direta com sua carreira. O LinkedIn frequentemente sugere competências com base nos dados já preenchidos, facilitando o processo.

6. Crie um título estratégico:

Logo abaixo do seu nome, o título profissional é uma das primeiras informações que recrutadores analisam. Ele deve resumir suas funções e seu momento profissional em poucas palavras.

Exemplos: Analista de Dados | Especialista em BI | Ciência de Dados.

7. Seja ativo na plataforma
Conteúdo Linkedin – Unisanta

Manter-se ativo no LinkedIn é fundamental para obter resultados. Poste conteúdos, interaja com conexões, compartilhe ideias e aproveite os recursos da plataforma. A interação frequente ajuda a ampliar sua visibilidade e atrair conexões relevantes.

8. Publique conteúdos próprios

Criar e compartilhar conteúdos originais aumenta sua autoridade na rede e fortalece sua marca pessoal. Segundo o site Demand Metric, 80% dos consumidores se sentem mais confiantes em relação a uma marca após consumir conteúdos personalizados.

9. Manutenção diária no LinkedIn

Para manter sua conta ativa e relevante, realize pequenas ações diariamente, como:

  • Comentar em publicações interessantes na sua timeline;
  • Buscar novas conexões;
  • Compartilhar algo relevante que você tenha visto ou aprendido;
  • Verificar quem visualizou seu perfil e explorar possíveis interesses em comum.
10. Ative alertas de vagas

Mantenha seus meios de contato atualizados e configure alertas de vagas para receber notificações de oportunidades. Baixe o aplicativo do LinkedIn para acompanhar novidades e atualizações de maneira prática e eficiente.

Unisanta

A Unisanta, preocupada com seu futuro profissional, mantém parceria com mais de 3.500 empresas. Principal porta de entrada para o mercado de trabalho, os programas de estágios proporcionam o primeiro contato prático do aluno com a futura profissão e contribuem como um diferencial para inovar e atrair os empregadores.

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