Após quase 130 anos de sua criação, o rádio permanece relevante na atualidade. O Dia Mundial do Rádio destaca a importância desse meio de comunicação para a sociedade.

Conheça mais sobre a importância da data!

Como surgiu o Dia Mundial do Rádio?

A data é celebrada em 13 de fevereiro, em referência à primeira transmissão da United Nations Radio (Rádio das Nações Unidas), realizada em 1946, simultaneamente para um grupo de seis países. No entanto, sua oficialização ocorreu apenas em 2011, pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), e o primeiro Dia Mundial do Rádio foi comemorado em 2012.

A Unesco valoriza a diversidade dos modelos de negócios e das arquiteturas tecnológicas do rádio em todo o mundo, além de reconhecer a independência de suas empresas e organizações, sejam elas grandes ou pequenas, e a singularidade das personalidades que marcam sua programação.

Qual a importância do Dia Mundial do Rádio?

A data tem como objetivo conscientizar as grandes emissoras de rádio sobre a importância de garantir o acesso à informação. Além disso, busca promover a igualdade de gênero e assegurar a liberdade de expressão no setor da comunicação.

Segundo a Unesco, o rádio mantém seu valor como uma rede essencial de segurança pública, sendo acessível, portátil e eficaz durante emergências e quedas de energia provocadas por desastres naturais. 

Leia mais: Unisanta recebe doação de roteiro original da radionovela O Amor de Sinhazinha, de 1956

Além disso, o rádio desempenha um papel democrático fundamental, atuando como um meio de conexão para grupos marginalizados. Ele também se destaca como um canal imediato para a expressão da opinião pública, garantindo o direito à liberdade de expressão em espaços públicos.

Unisanta

No curso de Jornalismo da Unisanta, os alunos utilizam o Laboratório de Radiojornalismo para desenvolver projetos e participar de aulas práticas. Durante disciplinas como Radiojornalismo e Mídia Digital, eles aprendem a explorar o dinamismo desse meio, que está em constante evolução. O rádio, agora adaptado às mídias sociais, incorpora formatos como podcasts e videocasts, ampliando seu alcance e relevância.

Conheça mais aqui.