Pelo terceiro ano, alunos dos cursos de Engenharia Civil, Mecânica, Química e de Produção da Universidade Santa Cecília – Unisanta foram selecionados para participar do Programa Estágio Visita do Crea-SP Jovem. Os estudantes fazem parte da seleção de 90 escolhidos entre 600 candidatos e participarão da imersão, que será realizada de 4 a 7 de dezembro, em São Paulo.
Entre os dez selecionados da Unisanta estão: Julia Cezar Martins Maçucato, Maria Eduarda Martins Ferreira, Maria Amália Zanetti Verzola, Marcelly dos Santos Milheiro Machado, João Pedro Nascimento Oliveira, Daniel Cutlac da Rocha e Victoria Pires de Figueiredo (Engenharia Civil); Elisama Pedrosa Gois (Engenharia Mecânica); João Victor Ferreira dos Santos (Engenharia Química) e Patrick Leal dos Santos (Engenharia de Produção).
O Estágio Visita abrange estudantes universitários e recém-formados com até 180 dias de conclusão de curso. A atividade tem como objetivos: entender o funcionamento e importância do Conselho; compreender a regulamentação, seu funcionamento e importância; saber as atribuições de cada profissão; conhecer as entidades de classe e importância de se aproximar delas; e familiarizar-se com a atuação ética e o correto exercício profissional.
De acordo com a coordenadora do curso de Engenharia Civil, Prof.ª Nilene, durante os quatro dias, os estudantes participarão da integração com hospedagem e alimentação custeados pelo Conselho.
“Eles vão ter toda essa parte também do networking, com pessoas que estão se formando ou até alunos que ainda estão cursando a graduação. É muito importante e enriquecedor para os alunos participar desse programa, para que eles valorizem cada vez mais a sua profissão e entendam o que o engenheiro faz na sua vida após formado e tendo todo o apoio do Crea”, explica a docente.
Experiências anteriores – Aluna do curso de Engenharia Civil da Unisanta, Suelen Scarlat participou da 3.ª edição do Estágio Visita do Crea-SP afirmou que a experiência foi extremamente enriquecedora para sua formação acadêmica.
“Durante a visita, tive a oportunidade de compreender melhor o papel fundamental do Crea-SP na regulamentação e fiscalização do exercício profissional da engenharia, além de aprofundar meus conhecimentos sobre ética e responsabilidade técnica. Essa experiência foi útil para minha atuação futura como engenheira, proporcionando uma base sólida para exercer a profissão com competência e compromisso. Concluo minha graduação em 2025, confiante que é essa área que desejo atuar”, conclui a estudante.