Formado em Engenharia Química na Unisanta se destaca na área de processos químicos na Unipar e docência

Alvaro também é mestre em Engenharia Mecânica pela Unisanta

Graduado, em 2013, em Engenharia Química pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), Alvaro Benatti de Amorim trilhou um caminho de destaque tanto na indústria quanto na docência. Atualmente, é engenheiro de processos sênior na Unipar, em Cubatão, onde atua no setor de cloro-soda, além de lecionar para cursos técnicos em química e processos petroquímicos.

Após a graduação, continuou sua formação acadêmica com um mestrado em Engenharia Mecânica, também na Unisanta, e atualmente cursa especialização em Engenharia de Processos Químicos.

Durante sua trajetória acadêmica, Alvaro vivenciou experiências marcantes e teve contato com professores que influenciaram diretamente seu desenvolvimento. “Seria injusto dizer que um ou outro professor não fizeram a diferença, mas acabei me identificando mais com alguns deles, como Deovaldo Moraes, Flavio Pereira, Paulo Canton, Marlene Moraes e Delmiro Antello”, comentou.

Ele também destacou a importância do estágio no laboratório químico da Unisanta, sob a supervisão da professora Katia, onde desenvolveu habilidades essenciais na gestão de produtos perigosos e no preparo de soluções.

No mestrado, Alvaro ampliou sua experiência acadêmica ao orientar e coorientar diversos grupos de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e projetos de iniciação científica. “Além do conhecimento técnico, essas experiências me proporcionaram habilidades de ensino e aprendizado mútuo. Mesmo na posição de orientador, sempre há algo a aprender com os alunos”, refletiu.

Sua carreira profissional começou como estagiário na Anglo American (atualmente CMOC), em Cubatão, na área de engenharia de processos. A partir daí, ele evoluiu de analista júnior a engenheiro sênior, com passagens por empresas de renome internacional, como Itafós Mineração, Kinross Brasil e CMOC Brasil. Hoje, Alvaro atua como engenheiro de processos sênior na Unipar e leciona em cursos técnicos.

Sobre a influência da Unisanta em sua carreira, ele ressalta: “A Unisanta, com seus professores e método didático, foi fundamental para o meu aprendizado e crescimento profissional. Entrei no curso por meu apego pela química e saí apaixonado por cálculos de bombas e trocadores”. Ele ainda destaca o impacto dos laboratórios da universidade, especialmente o Laboratório de Operações Unitárias. “Com suas estruturas transparentes, temos uma visão mais clara do que muitos só veem em livros ou vídeos”, completou.