Hackathons, palestras e workshops marcam a Semana de Tecnologia da Informação 2024

425

Os cursos de Sistemas de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Santa Cecília – Unisanta promovem, de 15 a 18/10, a Semana da Tecnologia da Informação 2024. O evento contará com palestras e workshops ministrados por renomados profissionais da área e a realização de três hackathons simultâneos. As atividades serão destinadas aos alunos dos cursos de Tecnologia da Unisanta.

Hackathons: A abertura do evento ocorrerá no dia 15/10, às 19h30, no Auditório do Bloco E, com a apresentação dos desafios e equipes dos hackathons. Os alunos estarão divididos em 18 equipes, compostas por 2 a 4 integrantes, que participarão dos desafios específicos organizados pelas empresas FCamara, T2S e Mukutu, de 15 a 18/10, das 19h às 22h30.

No dia 18, todas as equipes deverão apresentar um pitch mostrando as soluções desenvolvidas, seguindo critérios de inovação, impacto, usabilidade e apresentação, às 19h, no Auditório do Bloco D.

Multinacional com operações estabelecidas na Europa e Reino Unido, a FCamara foi fundada em 2007 pelo atual CEO Fabio Camara e possui escritórios em Portugal, Londres, Dubai e Holanda.

A T2S é um pilar de desenvolvimento de sistemas sob demanda desde 2003. Liderada pelos sócios Ricardo e Rodrigo, formados na Unisanta, a empresa está presente em 14 estados do Brasil e na Argentina, atendendo mais de 140 empresas.

Com 23 anos de experiência trabalhando em projetos web e mobile para clientes de todo o Brasil, a Mukutu atua com plataformas com alta visitação e escabilidade e projetos criativos institucionais, produtos ou campanhas de marketing.

Após a apresentação dos hackathons, no dia 15, às 20h, haverá o debate sobre o tema Desafios e oportunidades nas operações logísticas e portuárias. Na oportunidade, serão abordados temas como automação, inteligência artificial, Internet das Coisas (IoT) e o uso de big data, explorando como essas tecnologias estão moldando o futuro do setor.

O painel de discussão contará com a presença de Juliana Rodrigues, da ABTRA – Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados; Ricardo Miranda, da Santos Brasil; Ana Paula Barros, da Wilson Sons, além de um representante da APS – Autoridade Portuária de Santos. O mediador será o Prof. Luiz Antonio Ferraro Mathias.

Após o debate, as equipes seguirão para os laboratórios 212, 218 e 223 do Bloco M, para início dos desafios. As equipes vencedoras serão premiadas pelas empresas. Mais informações: bit.ly/hackunisanta

Palestras e workshops:

Dia 16/10

19h30 – Workshop: Identificando e explorando vulnerabilidades em aplicações WEB – Alex Vieira, no Lab. 215.

19h30 – Palestra: Computação muito além do código – FinOps e ESG – Daniel Capp, no Consistório.

19h30 – Palestra: Virando a chave na carreira – José Roberto Cavalcante Alves, no Auditório do Bloco E

19h30 – Palestra: Ferramentas de desenvolvimento e DevOps: case real da startup HX – Luís Simões – MODALGR, no Auditório do Bloco E.

Dia 17/10

19h30 – Workshop: Criando uma aplicação em 1 hora – Ricieri de Moraes, no Laboratório 225.

19h30 – Palestra: O impacto dos Sistemas de Informação na vida cotidiana – Ricardo Pedrassi Alves – GTECH, no Consistório.

19h30 – Palestra: Insights do Vale do Silício: O Futuro da Inteligência Artificial – Andrews Egas, na Sala M320A. (Formado na Unisanta).

19h30 – Workshop: Automação de tarefas em jogos 3D com Linguagem LUA – Prof. Mauá, no Lab. 228.

Dia 18/10

19h – Apresentação dos Pitchs do Hackathon – Anfiteatro do Bloco D

19h30 – Workshop: Construção de Prompts para IA: otimizando resultados – Prof. Mauá, no Lab. 218.

19h30 – Palestra: Como funciona a Inteligência Artificial Generativa usada pelo ChatGPT e similares – Prof. Cláudio Nunes, na Sala M320A.

19h30 – Palestra: Deu match com dados: Qual caminho seguir? – Nathan Pelicano, na Sala M419. (Fomado na Unisanta)

19h30 – Workshop: Maker – Modelagem 3D – Breno Wesley, no Lab. 223. (Formado na Unisanta).

Confira o currículo dos profissionais responsáveis pelos workshops aqui.