Projeto “Toque Verde” revitaliza campus da Unisanta e promove educação ambiental

127

Criado por ex-estagiários do Herbário da Universidade Santa Cecília, em parceria com a organização Engenheiros Sem Fronteira, a iniciativa visa compartilhar informação sobre botânica

Ao passar pelo campus da Universidade Santa Cecília (Unisanta), você já deve ter notado a diversidade de plantas que existem e embelezam a instituição. Mas você sabe quais são elas, seus nomes científicos e características?

Para promover a conscientização ambiental e a educação botânica, ex-estagiárias do Herbário (HUSC) idealizaram o projeto “Toque Verde”, que revitaliza os espaços verdes da universidade e destaca a importância das árvores já existentes no complexo educacional.

Iniciado em 2022 como um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o projeto ficou inativo antes de ser reativado pelas alunas Ana Beatriz Vieira de Sousa, Julia da Silva Lima, Samantha Santana Pinheiro, Ohanna Silva e apresentado ao público.

“A gente estava com a ideia de trazer mais jardins verdes para a faculdade e sinalizar as árvores que já existem. É um trabalho importante de conscientização ambiental, porque as árvores fazem parte de todo um ecossistema. E a gente queria trazer essa informação para o público, não só para os estudantes, mas para todo mundo que frequenta a faculdade”, conta Ana Beatriz.

Zélia Rodrigues de Mello, curadora do Herbário e coordenadora do projeto, explica que o estudo foi dividido em duas etapas. A primeira consistiu na identificação das árvores do campus, enquanto a segunda, concluída recentemente, envolveu a instalação de placas informativas. Cada placa contém um QR Code que direciona para postagens no Instagram do Herbário, onde os visitantes podem aprender mais sobre cada espécie.

“Hoje colocamos as plaquinhas com a imagem e um texto com curiosidades em 17 plantas do campus. Foi muito bom orientar, porque é empolgante descobrir cada espécie. Foi uma pesquisa legal”, afirma Zélia. O projeto também destaca a importância dos polinizadores e dos insetos no ecossistema, mostrando como esses seres vivos são fundamentais para a manutenção da biodiversidade.

Um aspecto inovador do projeto é a interação entre tecnologia e botânica, pois todas as placas foram produzidas com retalhos reciclados, em parceria do InovFabLab e o Laboratório de Operações Unitárias da universidade. “Eles ajudaram doando as placas de acrílico e cortamos no InovFabLab. O Álvaro (colaborador da Unisanta) ajudou a parafusar, a fazer tudo assim, cortar e colar o adesivo, ele deu várias ideias para a gente”, explicou Ana Beatriz.

Projeto reconhecido

O Projeto Toque Verde foi apresentado no 72.º Congresso Nacional de Botânica, realizado de 24 a 28 de outubro de 2023, com participação de alunos egressos da Unisanta e pesquisadores de instituições parceiras do Herbário (HUSC).

Em breve, será expandido para outras áreas da universidade, com a criação de jardins verticais pelos atuais estagiários da HUSC. Saiba mais sobre o projeto “Toque Verde” no artigo “Parceria entre Herbário da Unisanta e Engenheiros Sem Fronteiras, projeto Toque Verde instala roteiro botânico educativo no Campus”.