Quem nunca assistiu a uma série ou filme e pensou: “Nossa, que área legal! Quero trabalhar com isso!” O mundo cinematográfico, assim como as diversas produções audiovisuais para TV e streaming, inspira muitas pessoas a escolher o tão sonhado curso superior.

Pensando nisso, preparamos uma lista com algumas produções que podem despertar seu interesse em começar uma faculdade e trilhar um caminho incrível na sua área (Aliás, todos os cursos listados estão disponíveis na Unisanta!).

Confira a lista!

O Diabo Veste Prada (2006) – Jornalismo

Devido ao avanço da tecnologia e das plataformas digitais, o mercado de trabalho dos profissionais de Jornalismo tem experimentado mudanças significativas. Além disso, a área é uma das que mais exige agilidade e do famoso “feeling” para conseguir atender a todas as informações que surgem.

Fonte: The Movie Database (TMDB)

No filme O Diabo Veste Prada, acompanhamos Andrea Sachs, uma jovem que conseguiu um emprego na Runaway Magazine, a mais importante revista de moda de Nova York. Ela passa a trabalhar como assistente de Miranda Priestly, principal executiva da revista. Apesar da chance que muitos sonhariam em conseguir, logo Andrea nota que trabalhar com Miranda não é tão simples assim. (Disponível em Disney+)

A Grande Aposta (2015) – Comércio Exterior

O mercado de trabalho na área de Comércio Exterior está aquecido, permitindo ao profissional da área encontrar oportunidades em diversos locais, de diferentes ramos e portes. As possibilidades oferecidas às empresas em novos mercados fora do país são crescentes e acompanham o ritmo da globalização.

Fonte: The Movie Database (TMDB)

Em A Grande Aposta, vemos em 2008, o “guru” de Wall Street Michael Burry perceber que uma série de empréstimos feitos para o mercado imobiliário está em risco de inadimplência. Ele decide então apostar contra o mercado investindo mais de um bilhão de dólares dos seus investidores. Suas ações atraem a atenção do corretor Jared Vennet que percebe a oportunidade e passa a oferecê-la a seus clientes. Juntos, esses homens fazem uma fortuna tirando proveito do colapso econômico americano. (Disponível em Amazon Prime ou Apple TV para aluguel)

Coach Carter – Treino para a Vida (2005) – Educação Física

Um clássico se mantém como tal por inspirar gerações. No filme, baseado em uma história real, acompanhamos Ken Carter, o proprietário de uma loja de artigos esportivos que decide assumir o cargo de treinador de basquete em sua antiga escola, onde conquistou recordes e que está localizada em uma área desfavorecida da cidade.

Para surpresa de muitos, ele implementa um rigoroso regime, exigindo que os alunos que desejam integrar o time assinem um contrato que inclui comportamentos respeitosos, um modo adequado de vestir e boas notas em todas as matérias. (Disponível em Amazon Prime ou Apple TV para aluguel)

Fonte: The Movie Database (TMDB)

A obra é um excelente exemplo para aqueles que aspiram à docência ou mesmo para atletas profissionais, demonstrando que uma organização rigorosa e disciplina são essenciais para um bom desempenho.

In Treatment (2008 -2021) – Psicologia

Os psicólogos dedicam-se a ajudar as pessoas a enfrentar problemas e melhorar sua saúde mental, bem-estar e qualidade de vida. Eles atuam em diversas frentes, realizando trabalho clínico, oferecendo terapia individual ou de grupo, prevenindo e tratando doenças mentais, desenvolvendo programas de prevenção e educando o público sobre saúde mental. Além disso, contribuem para a pesquisa e compreensão das questões relacionadas à saúde mental.

Fonte: The Movie Database (TMDB)

Na aclamada série In Treatment, com destaque para sua versão americana com a atriz premiada Uzo Aduba, vemos a trama girar em torno da  Dr. Brooke Taylor e suas sessões semanais com diversos pacientes. Questões como a pandemia de Covid-19 e recentes grandes mudanças sociais e culturais servem de pano de fundo para o trabalho da protagonista. (Disponível em Max)

Suits (2011 – 2019) – Direito

A formação em Direito abre portas para diversas áreas. Uma das principais carreiras é a de advogado, que pode trabalhar em escritórios, empresas, órgãos públicos ou empreender seu próprio negócio. O advogado é encarregado de representar seus clientes em procedimentos judiciais e extrajudiciais, orientá-los sobre questões legais, redigir contratos e documentos jurídicos, entre outras atividades.

Fonte: The Movie Database (TMDB)

Na série de sucesso mundial Suits, acompanhamos Mike Ross, que, mesmo sem se formar e sem licença para advogar, impressiona o importante advogado Harvey Specter e consegue uma cobiçada posição em sua firma em Manhattan. A série apresenta vários casos de clientes e mostra como ambos lidam com cada situação, trazendo dicas valiosas para quem desejar ingressar na área. (Disponível em Netflix)

Fonte: The Movie Database (TMDB)

Indicação extra: Se você se interessa pela área de Direito, mas busca uma distração divertida, Judy Duty (2023) é uma boa opção. Na série de comédia em estilo documentário, é revelado o funcionamento interno de um julgamento de júri americano através dos olhos de um jurado em particular, que traz diversas reviravoltas. (Disponível em Amazon Prime)