Os nadadores olímpicos da Universidade Santa Cecília (Unisanta) participaram de uma solenidade no Consistório da Instituição, em Santos, nessa segunda-feira (dia 19). A cerimônia contou com nadadores da equipe principal, patrocinadores, autoridades, imprensa e alta direção da Universidade.

Estavam presentes na ação a campeã olímpica em Tóquio-2021, Ana Marcela Cunha, além dos cecilianos olímpicos que disputaram recentemente o Troféu José Finkel: Beatriz Dizotti, Gabi Roncatto, Guilherme Basseto, Guilherme Cachorrão, Mafe Costa, Maria Paula Heitmann e Stephanie Balduccini. Durante o torneio, a Unisanta conquistou o segundo lugar geral da competição, com 2.134,50 pontos, 39 medalhas, 12 índices para o Mundial de Budapeste e nove recordes quebrados.

O presidente do Conselho de Administração da Unisanta, Dr. Marcelo Teixeira, iniciou a cerimônia parabenizando a equipe pelo desempenho.

“Para nós, da Unisanta, é um momento histórico. Conquistamos o Troféu Brasil no primeiro semestre e essa excelente participação no Troféu Finkel nesta semana, combinando com um quadro de medalhas expressivo, que simboliza bem a qualidade dos atletas do Santa Cecília e da natação brasileira. Particularmente, fico muito feliz e orgulhoso de encerrar este ciclo olímpico em Paris. Planejamos, programamos, tivemos ao mesmo tempo um momento difícil de pandemia, em que nós tivemos que nos reinventar, cada um dentro da tarefa e da missão de uma instituição de ensino. E, pra nós, isso é o principal, de fazer estudo aliado ao esporte”, parabenizou.

Após as palavras do Dr. Marcelo Teixeira, alguns nadadores comentaram sobre o desempenho na maior competição esportiva do mundo e a disputa recente do Troféu José Finkel. A maratonista aquática e campeã olímpica em Tóquio-2021 explicou a importância da Unisanta e família Teixeira na trajetória da sua carreira.

“São mais de 15 anos representando a Unisanta, então é representar uma família. Isso me faz ter um grande orgulho das minhas conquistas. Hoje é a única entidade que tem o esporte de alto rendimento junto com os estudos. Eu me formei aqui. Então, com toda certeza, não só como atleta, sou tudo que sou por causa do Santa”, comentou.

O finalista olímpico e nadador mais rápido do continente americano nos 400m livre, Guilherme Cachorrão, comentou sobre seu desempenho nos Jogos Olímpicos e suas expectativas para o futuro.

“Eu sabia que a prova seria a prova mais forte da história. E foi o que aconteceu. Eu fiz o recorde das Américas, fiz o meu melhor, foi um tempo que seria medalha em qualquer outra olimpíada. E nesta eu não fui, mas é isso. Eu acho que eu estou no caminho certo. O foco é em Los Angeles”, explicou.

Mesmo após a intensa disputa da maior competição do mundo, a finalista olímpica Mafe Costa conseguiu resultados históricos no Troféu José Finkel, com medalhas, recordes, prêmios individuais e índices para o Mundial de Budapeste, e avaliou seu desempenho.

“Estava no planejamento ter resultados expressivos no Finkel. Então, fiquei bem feliz de ter ajudado a Unisanta e fazer minhas melhores marcas. Foram resultados que me agradaram pelas condições que eu estava, foram duas semanas bem cansativas. Agora é descansar um pouco e treinar para o Mundial no final do ano”, completou.

Agora, os nadadores da equipe principal da Unisanta aguardam a convocação para a disputa do Mundial de Piscina Curta Budapeste, que será realizado entre os dias 10 e 15 de dezembro, na Hungria.

A Unisanta tem o patrocínio do Brasil Terminal Portuário, Itaú, Eldorado Brasil, Copersucar, BTG Pactual, Banco Alfa, XP e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte; e o apoio Fupes.