Editora de imagens da Rede Globo, Camilla Aloi é formada na Unisanta

233
Camilla Aloi é editora de imagens na Rede Globo
Camilla Aloi é editora de imagens na Rede Globo / Foto: arquivo pessoal

Na emissora, a profissional atua na construção de matérias de esporte para diversos programas, como Mais Você, Globo Esporte e Jornal Nacional

Formada em 2018 pela Universidade Santa Cecília – Unisanta, Camilla Aloi já trilha um caminho sólido dentro do jornalismo e possui experiências marcantes em sua vida profissional. Atuando como editora de imagens na redação do Esporte na Rede Globo – maior emissora de televisão do Brasil – a jornalista tem a oportunidade de exercer sua vocação: o telejornalismo (mais especificamente, a edição de reportagens).

E são muitas, afinal, as edições esportivas vão para todos os telejornais e programas do canal, desde o Jornal da Globo até o Mais Você, comandado por Ana Maria Braga. “Minha rotina é bem maluca, a cada dia atendo demandas para um telejornal diferente e isso é fantástico, porque cada programa tem um estilo diferente de edição e eu venho aprendendo a linguagem de cada um deles”, comenta.

Essa rotina mais diversificada permite à editora explorar os diferentes formatos encontrados na emissora e testar novas direções, tudo para produzir uma matéria completa, informativa e com a essência da atração.

“Por exemplo, no Globo Esporte posso ousar mais nas edições, abusar da criatividade, utilizar trilhas, efeitos sonoros e transições diferentes. Já quando vou editar uma matéria para o Jornal Nacional, o conteúdo precisa ser sério e objetivo”.

E em sua trajetória de sucesso, Camilla já teve a oportunidade de participar da cobertura de alguns dos maiores eventos esportivos do mundo: a Copa do Mundo do Catar (2022) e as Olimpíadas, em Paris (2024), ambos tendo a Rede Globo como única emissora de TV brasileira com os diretos de transmissão.

“Por mais que a nossa função não nos leve para trabalhar in loco [em campo], estar dentro da redação do Esporte fazendo parte dessas grandes coberturas, é muito gratificante. Um sonho realizado. Com certeza essas experiências foram as mais marcantes até aqui”, comenta.

Onde tudo começou

Mas engana-se quem pensa que a ligação entre Camilla e a área do telejornalismo foi iniciada na emissora. Essa relação é antiga e a acompanhou desde antes de seu estudo na Unisanta. Aos 16 anos, foi voluntária de um pequeno canal de TV, em São Vicente, onde aprendeu tudo o que envolve a área, como edição, direção de imagem e produção de pauta.

“Essa experiência foi fundamental na escolha da minha carreira. Ingressei na faculdade de Jornalismo com a certeza que queria atuar na TV”. Durante a época da Universidade, Camilla conta que viveu experiências em vários campos através das aulas e dos estágios, o que foi essencial para encontrar sua vocação. “Aos poucos, fui descobrindo onde meu coração batia mais forte e hoje posso dizer que encontrei minha paixão na edição de reportagens. Me sinto realizada na função que exerço”.

Todo esse amor pelo audiovisual foi concretizado em seu Trabalho de Conclusão de Curso, a “TV Briosa”, um canal no YouTube focado em notícias da Associação Atlética Portuguesa, mais conhecida como Portuguesa Santista.

Camilla e seu grupo produziam vídeos com as principais notícias do time e encaminhavam para toda a imprensa, inclusive para a Rede Globo, que reproduziam os conteúdos nas matérias. E, assim, a jornalista teve seu primeiro contato com a emissora.

Leia mais: Jornalismo Unisanta: Mulheres de destaque no Telejornalismo

“Nossos vídeos chamaram a atenção das chefias do Esporte da Globo e, em 2019, recebi a oportunidade de uma posição temporária na produção do GE. [Globo Esporte]”. Lá dentro, Camilla conquistou mais experiência na área jornalística, porém não estava onde gostaria de atuar. “Eu sabia que meu lugar deveria ser dentro da ilha de edição, comuniquei do meu interesse em ser editora, mas, na época, não havia nenhuma mulher nessa vaga”, comenta.

Em 2022, três anos após seu contrato finalizar, Camilla retornou à emissora, desta vez como editora de imagens, uma função na qual se sente realizada. “Estou há dois anos e meio nessa função e agora há outras mulheres no time também”.

Um caminho de sucesso pavimentado pela Unisanta

A escolha de cursar Jornalismo já era certa para Camilla desde a adolescência e, com essa decisão, veio a certeza de que a universidade seria a Unisanta. Sendo lembrada por ela como uma instituição renomada e fundamental para uma carreira de sucesso, a universidade oferece inúmeras oportunidades de estágios, entre eles, no Sistema Santa Cecília de Comunicação.

“Era algo que me brilhava os olhos. Portanto, não pensei duas vezes ao optar por estudar na Unisanta. Hoje digo com toda certeza que fiz a escolha certa”, ressalta a profissional. De acordo com a editora, o amplo conhecimento teórico e prático ensinado pelos excelentes professores do curso proporcionaram a possibilidade de sua atuação como estagiária na Santa Cecília TV.

“Através dessa oportunidade, vivi grandes experiências que me prepararam para o mercado de trabalho. Tudo isso contribuiu para meu sucesso profissional e eu só tenho a agradecer demais a família Teixeira, aos profissionais do Sistema Santa Cecília de Comunicação e aos queridos professores da Universidade”.

Todas as disciplinas estudadas por Camilla foram de extrema importância para a sua formação e mesmo já feito sua escolha pelo telejornalismo, a profissional aproveitou as oportunidades ao máximo para adquirir todo o conhecimento que a graduação disponibilizava.

Saiba mais: Curso de Jornalismo: conheça a graduação!

Da aula de rádio à assessoria de imprensa, passando pela revista, história do jornalismo, fotografia, texto jornalístico, documentário e até o próprio telejornalismo, as matérias ajudaram a ex-aluna a alcançar seus objetivos e “contribuíram demais na construção da profissional que é hoje”.

“Um destaque para a aula de Empreendedorismo no Jornalismo, que foi fundamental para tornar meu projeto de TCC algo rentável e de sucesso. Quem ministrava as aulas era o professor Fernando De Maria, um excelente profissional e um grande incentivador do nosso projeto”, recorda a profissional.

A jornalista também faz questão de citar os demais docentes que cruzaram seu caminho e a ajudaram, como: Wanda, Raquel, Helder, Nara, Bezerra, Chico, Peel, Valéria, Rajabally, Robson, Luizinho, Gerson, Rittes e professora Katia.

Para o futuro, Camilla Aloi está confiante em continuar sua trajetória na Rede Globo. “Quero seguir consolidando minha carreira por aqui, crescendo e me preparando para as novas oportunidades que vierem a surgir dentro da emissora”, finaliza.