Sistema de Informação e ADS promovem projetos de gamificação com o tema Baixada Santista

150
Os três melhores trabalhos serão apresentados e premiados nesta terça-feira (25), às 19h30, na sala M218.

Os cursos de Sistemas de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da Universidade Santa Cecília (Unisanta) têm se destacado por suas iniciativas inovadoras. Um exemplo é a disciplina de Jogos Digitais, ministrada no primeiro ano dos cursos pelos professores Luiz Fernando Bueno Mauá e Cláudio Ferreira. Como parte da avaliação, foi proposto  um projeto utilizando o programa Construct.
Para este trabalho, os professores solicitaram que os alunos estudassem  uma história da Baixada Santista e criassem um jogo para narrar  essa história.
“Realizamos um projeto com um programa chamado Construct, que é um programa completo onde você consegue criar jogos do zero e colocamos um tema: Gamificação na Baixada Santista”, explicou o professor Luiz Fernando Bueno Mauá.
Histórias locais, como a do Fantasma do Paquetá, do Forte dos Andradas, além de relatos sobre Guarujá, São Vicente e Martim Afonso, serviram de base para a criação de mais de 50 jogos. Todos os aspectos dos jogos, desde os sprites até os cenários, foram desenvolvidos pelos próprios alunos.
“Eles criaram tudo do zero, pegaram o desenho e fizeram o jogo”, destacou Mauá. Um dos exemplos mencionados foi a recriação da orla da praia de Santos, incluindo o desenho característico da mureta e a onda invadindo a orla.
Premiação
Os três melhores projetos serão apresentados e premiados nesta terça-feira (25), às 19h30, em um evento que contará com a participação das famílias dos alunos. Os finalistas foram escolhidos por uma equipe de professores após uma prévia apresentação. Os prêmios incluem um mouse pad para o terceiro lugar, um mouse gamer para o segundo e um fone de ouvido para o primeiro colocado.