Quatro alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Santa Cecília estão, nesta semana, no Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (CEBIMar USP), em São Sebastião – SP, desenvolvendo parte de seus projetos de Iniciação Científica, sob a supervisão da Prof. Dra. Helen Sadauskas – Henrique, da Unisanta, e com o apoio do Prof. Dr. Samuel Faria, da CEBIMar.

Os projetos dos estudantes Lucas do Nascimento Lima e Beatriz Rodrigues Guarinão estão sendo realizados com o intuito de estudar os danos bioquímicos causados pela poluição por metais na espécie de coral Discosoma sp.

Já os projetos dos alunos Felipe Barcena Albertoni e Luiza de Castro Mastrangelo buscam entender as respostas fisiológicas e bioquímicas de espécies de corais, do Pacífico e do Atlântico, expostas ao ar durante os períodos de marés baixas, para melhor compreender as respostas adaptativas dos corais a esses ambientes.

Esses trabalhos contam com auxílio de órgãos de fomento (Capes e CNPq) e estão sendo desenvolvidos no Laboratório de Ecofisiologia e Bioquímica de Organismos Aquáticos (Lebio) da Universidade Santa Cecília e no Centro de Biologia Marinha (CEBIMar) da Universidade de São Paulo.