Mais um grupo de estudantes da Unisanta embarca para intercâmbio na Universidade de Coimbra, em Portugal

336
Isabela Luizon, estudante de Engenharia Civil

A Universidade Santa Cecília – Unisanta enviou mais um grupo de alunos para o intercâmbio na Universidade de Coimbra, em Portugal. Os estudantes embarcaram neste mês para terras portuguesas em busca de novos conhecimentos e experiências.

Os intercambistas desta nova equipe são: João Pedro Pereira Baskerville de Mello (Direito), Thaís Helena Plaça (Ciências Biológicas), João Lucas Rabello Giuntini (Engenharia Civil), Maria Eduarda El-Chemor (Ciências Biológicas), Isabela Luizon (Engenharia Civil) e Hussein Mohamed Ali (Sistemas de Informação).

Maria Eduarda El-Chemor, aluna de Ciências Biológicas

O grupo conquistou, por mérito acadêmico, a bolsa de estudos José Bonifácio, que prevê 100% de isenção na matrícula e mensalidades na instituição portuguesa. Além das notas, os alunos também passaram por análise dos currículos no que se refere às atividades universitárias, como iniciação científica, congressos, estágios.

A parceria integra o edital semestral do convênio de Mobilidade Estudantil para atividades de ensino, pesquisa e extensão entre a Unisanta e a Universidade de Coimbra.

Hussein Mohamed Ali, aluno de Sistemas de Informação

Durante o intercâmbio, os estudantes cecilianos têm a opção de cursar disciplinas que serão ofertadas futuramente e depois solicitar a equivalência delas, quando retornarem, ou escolher matérias diferentes que sejam oferecidas apenas na universidade portuguesa.

“A internacionalização é uma das diretrizes da Unisanta e o estabelecimento de programas de cooperação é de suma importância para implantar, fortalecer e manter os laços de integração com os parceiros internacionais”, destaca o coordenador de Internacionalização da Universidade, Prof. Daniel Siquieroli.

Prof. Daniel Siquieroli, coordenador de Internacionalização da Unisanta

Ainda segundo o docente, “o intercâmbio internacional vai além da experiência acadêmica tradicional, fornecendo aos estudantes uma educação holística, que os prepara para os desafios e oportunidades de um mundo cada vez mais interconectado”, explica.

Conversamos com os estudantes selecionados, confira os depoimentos:

Para Isabela Luizon, estudante de Engenharia Civil, a oportunidade está sendo uma experiência enriquecedora. Inicialmente, ela ficará na instituição portuguesa por seis meses, mas pretende estender sua estada por um ano.

João Pedro Pereira Baskerville de Mello, estudante de Direito e Thaís Helena Plaça, aluna de Ciências Biológicas.

“Decidi fazer o intercâmbio porque acredito que será uma oportunidade única para expandir meus horizontes acadêmicos e pessoais. Estudar na Universidade de Coimbra, uma instituição de prestígio, me permitirá acessar novos conhecimentos, tecnologias e metodologias europeias que enriquecerão minha formação e que poderei colocar em prática aqui no Brasil, ajudando na evolução do nosso país.