Conheça as modalidades dos Jogos da Unisanta – Parte 1

457

Os Jogos da Unisanta chegam a sua trigésima nona edição neste ano. São diversas as modalidades esportivas que serão disputadas nas categorias masculina e feminina.

Então, nesta primeira parte, vamos conhecer mais sobre os esportes que movimentarão a maior competição esportiva universitária do estado de São Paulo, que reúne Universidades e outros Centros Universitários da Baixada Santista.

São eles:

Foto: Ivan Storti
  • Futevôlei: É um esporte que combina elementos do futebol e do vôlei. Jogado em uma arena de areia com duplas, similar ao vôlei de praia, onde os jogadores utilizam principalmente os pés e a cabeça para passar a bola por cima da rede. É um esporte de muita habilidade técnica e agilidade, exigindo boa coordenação motora e domínio da bola. Neste ano, vai ser uma modalidade exclusiva para a categoria masculina!
  • Futebol society: É uma versão adaptada do futebol tradicional, jogado em campos menores, geralmente com dimensões de uma quadra de futsal. Conta com times de 5 a 7 jogadores, priorizando a técnica, o drible e a posse de bola em um ritmo acelerado.
  • Futsal: Mais uma modalidade de futebol de salão jogado em uma quadra menor e com times de cinco jogadores em cada lado, incluindo o goleiro. Este esporte se destaca pelo trabalho em equipe, a velocidade e o domínio da bola em espaços reduzidos.
  • Tênis de mesa: Conhecido popularmente como pingue-pongue, é um esporte de raquete jogado em uma mesa dividida por uma rede no meio. Os jogadores utilizam raquetes especiais para rebater a bolinha, visando fazer pontos ao colocar a bola na metade adversária da mesa. Exige reflexos rápidos, coordenação motora fina e estratégias para superar o adversário.
Em 2018, a Fefesp Unisanta conquistou o título geral no masculino com 92 pontos. A equipe conquistou o primeiro lugar nas modalidades de futsal, futebol society, basquete, caratê, beach tennis e tamboréu, inclusive tênis de mesa.
  • Handebol: Esporte coletivo em quadra com times de 7 jogadores que passam e lançam a bola para passar e arremessar a bola em direção ao gol adversário. É rápido e dinâmico, com ataques e defesas intensos, e é jogado tanto em quadras indoor quanto outdoor.
  • Voleibol: É uma modalidade em equipe jogada em uma quadra dividida por uma rede, com times de 6 jogadores que se revezam para rebater a bola por cima da rede sem que ela toque o chão ao seu lado. Exige salto, impulsão, força nos braços e trabalho em equipe para atacar e defender.
Foto: Jogos Unisanta
  • Natação: Esporte aquático em que os nadadores competem em diferentes estilos de nado, como crawl, costas, peito e borboleta. As competições podem ocorrer tanto em provas individuais quanto em revezamentos. Requer resistência física, técnica da braçada e respiração adequada para percorrer distâncias.

O poliesportivo da Unisanta conta com uma piscina olímpica (50 metros) com cobertura retrátil e outra piscina de apoio com 20 metros, ambas climatizadas. As piscinas recebem 1200 alunos diariamente.

Quando o assunto é natação, a instituição é referência e potência entre as universidades. São formados diversos talentos nas modalidades que hoje disputam em competições ao redor do mundo.
Foto: Alex Castro
  • Basquetebol: Esporte coletivo em quadra com times de 5 jogadores que driblam, passam e lançam a bola para cestas elevadas. Os jogadores tentam marcar pontos arremessando a bola na cesta adversária, driblando e passando entre os membros da equipe adversária.

Quer saber mais sobre as notícias dos Jogos da Unisanta, confira aqui!