Curso superior de Educação Física EAD recebe nota 4 na avaliação do MEC

110

O curso superior de Educação Física EAD da Universidade Santa Cecília – Unisanta obteve a nota 4 (escala 1 a 5) do Ministério da Educação (MEC) na renovação de seu reconhecimento. Com elogios ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), Núcleo Docente Estruturante, Equipe multidisciplinar, Experiência no exercício da docência na educação a distância e outros itens avaliados, a comissão avaliadora do MEC realizou a visita virtual com professores e profissionais envolvidos na infraestrutura que torna o curso especial para os alunos.

De acordo com o relatório, o Ambiente Virtual de Aprendizagem da Unisanta foi considerado com máxima qualidade pela equipe de avaliação. O corpo docente possui ampla experiência no exercício da docência na educação a distância, média superior a 10 anos de experiência, o que permite que a Universidade consiga identificar as dificuldades dos discentes, expor conteúdo dos componentes curriculares e elaborar atividades específicas para a promoção de aprendizagem.

Outros pontos elogiados pela comissão:

“A partir das análises documentais, a boa qualificação da experiência do corpo docente atuando na educação a distância foi também constatada quando da realização da reunião virtual, onde demonstraram formas distintas de trabalho e comprometimento com o curso. Foram evidenciados, ainda, os cuidados com a linguagem dialógica tanto na produção de materiais quanto na elaboração das atividades”.

“No modelo de EAD da Unisanta, a mediação pedagógica exercida pelo tutor demonstra ser fundamental à inter-relação personalizada e contínua entre o aluno e o sistema, mediando e articulando as formas necessárias para que os elementos do processo assegurem de forma integrada a consecução dos objetivos propostos. O modelo de EAD da Unisanta possibilita a atuação dos tutores de forma adequada, considerando a forma utilizada para apresentar os conteúdos e o uso da linguagem específica a cada conteúdo das Unidades Curriculares (UC) ”.

“O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) utilizado pela instituição para o curso de licenciatura em educação física (EAD) é o Moodle. A comissão teve acesso a ele e constatou que se trata de um ambiente bem estruturado, com boa visualização e interatividade. Nele está disponível o material didático das disciplinas, bem como permite ao professor fazer uso de recurso para expor o conteúdo. Também possibilidade de boa comunicação entre os usuários. É um ambiente de fácil acessibilidade e permite boa “navegação” pelo usuário. Segundo os integrantes da equipe multidisciplinar, o AVA passa por constantes avaliações para detectar problemas de comunicação e de acesso aos materiais e recursos”.