Alunos do Santa conhecem Instituto Butantan e Show de Física da USP

348

Os alunos do Ensino Médio do Colégio Santa Cecília tiveram, na última semana de março, a oportunidade de realizar visita para duas instituições importantes no âmbito acadêmico e científico no país, a Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto Butantan, para estimular o conhecimento e ter uma experiência diferente fora de sala de aula.

Na quarta-feira (29/3), os alunos do 3.ª ano participaram da excursão com destino ao Show de Física na USP. Nesta visita, os estudantes presenciaram uma apresentação lúdica e envolvente, com abordagem de diversos temas dos ramos da Física e atividades interativas. As experiências que parecem simples demonstraram, por exemplo, as Leis de Newton, calorimetria, eletricidade, entre outras.

O Show de Física são uma série de demonstrações abordando diversos assuntos interessantes sobre a Física de forma lúdica, divertida, dinâmica, envolvente e interativa

O professor Fábio Luís Vasconcelos de Quadra, professor de Física do Colégio Santa Cecília comenta como o show conecta os alunos de uma maneira extremamente didática e divertida aos conteúdos já vivenciados por eles na escola, tanto na teoria como na prática dos laboratórios. “Durante as apresentações, muitos deles viravam pra mim dizendo: ‘Essa aí nós fizemos no Lab’. E isso é muito bom, pois mostra o quanto eles se conectaram com o show e com o que viram na escola”.

Ele também ressalta quanto a experiência de levá-los à USP foi “algo à parte”, pois, além de terem ficado encantados através da imersão no campus, puderam de forma inesperada encontrar dois ex-alunos do colégio que hoje são alunos da USP no curso de Física.

“Poder ir junto (com) a escola assistir o Show de Física na USP foi uma experiência inesquecível, pois pudemos fazer algo diferente do nosso cotidiano, podendo aprender um pouco mais com a física e conseguindo compreender alguns conceitos aprendidos em aula”, comentou o aluno Bruno Alcântara.

Já na quinta-feira (30/3), os alunos dos 1.ºs e 2.ºs anos visitaram o Instituto Butantan. Nessa visita, as turmas foram divididas em 4 grupos, sendo cada grupo responsável por visitar um dos seguintes museus: Microbiologia, Vacina, Biológico e o Espaço Terra Firme, além do Macacário, onde puderam ver bem de pertinho várias espécies de macacos, lagartos, aranhas e serpentes.

Além de permitir que os alunos contextualizem, ampliem e estimulem o seu perfil científico, eles também puderam ter um momento descontraído dentro do Parque da Ciência Butantan

O Instituto Butantan é o maior produtor de vacinas e soros da América Latina e o principal produtor de imunobiológicos do Brasil, sendo referência mundial de eficiência e qualidade. É responsável também por realizar missões científicas no país e no exterior por meio das Organizações Mundial e Pan-Americana da Saúde, ONU e da Unicef. Os estudantes também participaram de uma minipalestra sobre a história das vacinas e todas as informações de confecção de vacinas e soros.

“Foi muito prazeroso vê-los interagindo com os monitores de lá, tirando diversas dúvidas e fotografando as informações dos animais. Eles ficaram surpresos com a grandiosidade e tamanha importância desse instituto aqui tão pertinho da gente”, comentou a professora de Biologia Samanta Rayel Eva.