Na ocasião, estavam presentes a Alta Direção da Unisanta; Prof. Dr. Rafael Pedrosa, diretor de Relacionamento com Empresas; Eng. Antonio de Salles Penteado e Prof. Dr. Aureo Pasqualeto Figueiredo, diretores da Faculdade de Engenharia; e também o gerente-geral e o coordenador administrativo da AIGNEP, Renato Dall’Amico e Guilherme Assumpção.

Na sexta-feira (6/1), a Unisanta firmou parceria com a multinacional italiana AIGNEP para a reformulação e a modernização dos equipamentos do Laboratório de Automação Pneumática e Hidráulica e também do Laboratório de Usinagem e Soldagem, além da reforma de outros ambientes da Instituição. A ação foi construída através da Diretoria de Relacionamento com Empresas e da Engenharia Unisanta.

A ligação entre a empresa e a Universidade vem sendo construída há anos – Renato Dall’Amico, gerente-geral, e Guilherme Assumpção, coordenador administrativo, se formaram na Unisanta, em 2000 e em 2021 respectivamente. Já em 2022, a empresa realizou uma doação de equipamentos e, finalmente, este ano, a parceria foi solidada.

“Toda essa relação histórica foi um agente facilitador para avançar na colaboração. Também tivemos a participação importante do professor Carlos Alberto Moino para encontrar um ponto comum e gerar uma relação positiva e próspera para ambas as instituições”, destaca Prof. Dr. Rafael Pedrosa, diretor de Relacionamento com Empresas.

Pedrosa explica que a parceria é fundamental para os alunos e para a Universidade porque reforça a integração com o mercado de trabalho e novas tecnologias dentro do período da graduação.

Além disso, o objetivo é montar um laboratório com o que há de mais moderno na área e colocar o formando da Unisanta em destaque futuramente. Desta forma, o aluno terá contato com as demandas atuais da indústria ainda na sala de aula e saberá manusear máquinas de automação.

“Poderíamos ter feito parceria com diversas faculdades, somos muito acionados por atuarmos no mercado de automação. Mas, pela nossa ligação com a Unisanta e por estarmos localizados em Santos, não faria sentido fazer com uma empresa de São Paulo, do interior ou de outro estado”, diz Renato Dall’Amico, gerente-geral da AIGNEP.