Professor da Unisanta, Marcelo Henrique Gazolli Veronez, lança livro “Zé, do Salto e do Bar, da bocha e do futebol”

372

A fotobiografia autorizada de José Mazzer, chamada Zé, do Salto e do Bar, da bocha e do futebol, do advogado e professor santista Marcelo Henrique Gazolli Veronez, revela um dos currículos mais vencedores da bocha brasileira. Afinal, Zé do Salto conquistou, entre outros, 9 campeonatos brasileiros, 8 Jogos Abertos do Interior, 14 Jogos Regionais, 29 estaduais e mais de 30 municipais/regionais.

Contendo 26 capítulos em 300 páginas, a obra revela 341 imagens, muitas delas reportagens de jornal e pôsteres de equipes vencedoras. O autor cuidadosamente se esforçou, com a ajuda de amigos, para nomear os presentes, sendo possível afirmar que o período áureo da bocha paulista está eternizado.

José Mazzer ficou conhecido na bocha como Zé do Salto, referência ao município em que vive desde adolescente. Registros deliciosos estão na obra, de se destacar sua participação na primeira Taça Brasil de Clubes, disputada no Rio de Janeiro em 1970, competição que venceu (e jogou a partida decisiva) defendendo o XII Outubro de Itu; as retumbantes conquistas da Cerâmica Sabioni, equipe de Sorocaba que assombrou o mundo da bocha ao vencer inúmeros e sucessivos campeonatos estaduais e os dois primeiros Jogos Regionais e Abertos do Interior da modalidade, em 1992 e 1993, e os nove campeonatos brasileiros que disputou e os oito que venceu.

No mundo do futebol, José Mazzer ficou conhecido como Zé do Bar, alusão ao comércio adquirido pelo pai em Salto tão logo a família chegou de Tietê. Iniciou a carreira como amador e com o passar do tempo se tornou atleta profissional, tendo a imprensa local destacado sua elegância, liderança e habilidade. Sempre fez gols e era considerado entre os melhores das partidas.

Inúmeras conquistas da bocha e do futebol receberam a atenção de jornais e o livro traz muitos desses recortes, proporcionando verdadeira viagem entre 1960 e 2022.

Por fim, merece destaque o capítulo 23 da obra, chamado Bocha Monstro, cujo autor materializou mais do que uma atividade esportiva sistemática, mas, acima de tudo, uma manifestação cultural recepcionada no Brasil e trazida pelos imigrantes Italianos. Nele é possível mergulhar nos botecos do interior do oeste paulista e norte paranaense, nas mesas de baralho e canchas de bocha, ambiente regado a apostas e rituais peculiares que conduzem o leitor a se sentir no velho oeste brasileiro.

O livro será lançado em Salto, Santos, São Paulo (Capital), Ourinhos e Jau. Pode ser adquirido também mediante o envio de mensagem ao WhatsApp (13) 99709-5172. Possui preço promocional de lançamento de R$ 58,00 mais custos de envio. Foi diagramado pela agência de publicidade DPSA, de Santos.

Em Santos, o lançamento será no dia 4 de fevereiro, às 13h, no Clube Atlético Santa Cecília, localizado na Rua Alfaia Rodrigues, 269 – Aparecida.

Contato
E-mail: gazolliveronez@hotmail.com
Telefone: (13) 99134-0358