Como parte da programação da sexta edição da Semana de Arquitetura e Urbanismo e das comemorações dos 25 anos da FAUSC Unisanta, nos dias 30 de setembro e 01 de outubro serão realizadas atividades especiais, como a Jornada de Estudos na Unisanta e a Visita Guiada no Museu do Café voltada aos estudos da FAUSC. 

Em um contexto de comemoração do Centenário da Independência, com a reorganização urbana amparada pela economia cafeeira, a construção do edifício sede para a Bolsa do Café reconfigurou relações econômicas, sociais e simbólicas da cidade de Santos ao mesmo tempo que colaborou para uma ampliação da participação regional na cultural nacional. 

Confira a programação:

Dia 30/09/2022 – PALESTRA

AÇÃO: “Jornada de Estudos: Bolsa do Café, Patrimônio Cultural e História Local”                 

HORÁRIO: 19h30                                                                                  

LOCAL: Auditório Bloco E Unisanta                                                           

INSCRIÇÃO: https://bit.ly/JornadadeEstudosUnisanta         

Mediação e descrição: Prof. Pierre França Correa, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisanta; Prof. Pietro Marchesini Amorim, integrante da equipe do Museu do Café, abordará como é trabalhada a desconstrução da identidade paulista, montada no período da inauguração do edifício, dentro dos projetos de pesquisa e a transposição para as ações de extroversão do museu; Prof.a Jaqueline Fernandes Alves apresentará um estudo sobre os primeiros anos de implantação do Museu do Café; Prof.a Dra. Ana Kalassa El Banat apresentará uma pesquisa sobre a produção do pintor Benedicto Calixto para a representação do porto de Santos entre o porto colonial e o moderno.

Dia 01/10/2022 – OFICINA E VISITA GUIADA AO MUSEU DO CAFÉ 

AÇÃO: “Santos: Calixto e a composição da paisagem”  

HORÁRIOS: 9h30h ou 11h 

LOCAL: Museu do Café 

Evento exclusivo para alunos de arquitetura

Descrição: A partir da contextualização e leitura do tríptico produzido por Benedicto Calixto para compor o salão da antiga Bolsa Oficial de Café, a proposta será estabelecer estímulos às reflexões sobre a cidade Santos, por meio de paralelos com o fazer artístico sobre/na paisagem entorno do edifício.  

AÇÃO: “Ontem e hoje: Santos vista do alto” 

HORÁRIOS: 14h e 15h30

LOCAL: Museu do Café 

Evento exclusivo para alunos de arquitetura 

Descrição: A ação propõe uma visita mediada à torre do edifício da antiga Bolsa Oficial de Café, na qual serão feitas relações entre o olhar do visitante em 2022 e as perspectivas utilizadas pelo pintor Benedicto Calixto nas obras que apresentam a cidade de Santos em 1822 e 1922.