Andrey Estevam, aluno da 3.ª série do Ensino Médio do Colégio Santa Cecília, foi medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Ele acertou 90% da prova e, com isso, conseguiu a convocação para ser um dos competidores da seletiva internacional de Astronomia, que irá definir os candidatos à Olimpíada Internacional de Astronomia.

Além da OBA, ele também participou da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), prova prática e em equipe, e conseguiu a classificação para a Jornada de Foguetes, que acontece no Rio de Janeiro, entre os dias 12 e 15 de setembro.

“Foi uma ótima experiência para mim, pois eu nunca havia participado de nenhuma Olimpíada de Astronomia e não tive muito tempo de me preparar para essa prova, pois meu foco maior estava nas Olimpíadas de Matemática. Ter conseguido ouro, logo na primeira vez fazendo a prova, foi uma alegria imensa”, disse ele.

As questões da prova tinham como foco conhecimentos gerais sobre Astronomia, trazendo assuntos como posição do Sol, cálculos de raios em buracos negros e cálculos de combustível em lançamento de foguetes.

A ideia de participar da OBA veio do professor Fábio, coordenador do projeto. Apesar de receoso, Andrey resolveu encarar o desafio e, no fim, saiu com o ouro. “Estou muitíssimo feliz e quero agradecer a toda a equipe do Colégio Santa Cecília, em especial ao professor Fábio, Sra. Marilisa, Sra. Laya, Sra. Lúcia Teixeira e Sr. Marcelo Teixeira. Estou amando essa nova experiência”.

Segundo o professor Fábio Luís Vasconcelos de Quadra, professor de Física do Colégio Santa Cecília e coordenador do grupo, Andrey fará uma seletiva para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia. Ele, que já foi medalhista na Olimpíada Internacional de Matemática, está muito focado e tem muita capacidade para esse feito. “Além de participarmos em setembro da 2.ª fase da MOBFOG, a participação do Andrey na fase internacional do evento nos dá uma visibilidade nacional e nos enche de orgulho em apoiarmos esses alunos maravilhosos que encararam de última hora um projeto tão intenso e trabalhoso”, conclui.