Por Santa Portal
Diretora da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Dra. Caroline Simões Teixeira Perrella se tornou, aos 28 anos, a mais nova integrante da Academia Santista de Letras. Na noite desta segunda-feira (27), ela tomou posse da Cadeira 39, cujo patrono é Benedito Calixto de Jesus e que já foi ocupada também pelo avô dela, Milton Teixeira, fundador do Complexo Santa Cecília.
A cerimônia aconteceu no auditório do 4.º andar da Unisanta e contou com membros da Academia, além de autoridades da cidade de Santos e região. A saudação foi feita pelo também acadêmico Marcelo Pirilo Teixeira, pai de Caroline, que ocupa a Cadeira 29 na Academia Santista de Letras.
A cerimônia foi marcada pelos discursos da jovem doutora e do pai, que se emocionaram muito ao longo da noite. Teixeira relembrou a trajetória do pai, que, além de ocupar uma das cadeiras, também foi presidente da instituição. O pró-reitor administrativo da Unisanta e presidente do Sistema Santa Cecília de Comunicação destacou o orgulho que sente da filha ao vê-la assumir a posição, que um dia foi do avô da jovem.
“Como tudo na nossa vida, passa um filme. E nesse filme, já teve o protagonismo do meu pai, que assumiu a Cadeira 39, na qual eu fui de mãozinha dada com ele. […] Assumi a Cadeira 29 também ainda jovem, ao mesmo tempo, com essa responsabilidade do prosseguimento da família. Já estavam a Sílvia e a Lúcia Teixeira como acadêmicas, e agora surge a oportunidade da renovação, por meio da Caroline, que, se não bastasse o talento, a capacidade e a competência, ela ainda assume a Cadeira de seu avô. É um ciclo tão bonito”, declara ao falar sobre a responsabilidade que a posição traz.
O acadêmico Eustázio Alves Pereira Filho, presidente da entidade, destaca que Caroline veio para mesclar a experiência daqueles que já fazem parte da instituição com o espírito jovem, para que a cultura e arte sejam propagadas ainda mais pela cidade. “Embora bem jovem, ela é muito talentosa. Realmente um potencial incrível. Ela faz jus [à família], e nós sentimos enorme alegria ao recebê-la. Ela incentiva a juventude a participar mais da Academia, que é essa conservação das letras, da cultura, da arte. São intelectuais que querem essa preservação”, afirma.
Para Caroline, é um orgulho ser a terceira geração da família Teixeira a se tornar membro da instituição, além de se tornar a jovem a ocupar uma das cadeiras, que tem um significado ainda mais especial, pois era a de seu avô Milton.
“É uma noite especial. É um orgulho, primeiramente, estar ocupando a Cadeira de Benedito Calixto, que representou tão bem a cidade com seus trabalhos, e tem um motivo pessoal, que é ocupar a Cadeira do meu querido avô. Hoje nós seguimos o seu legado, seguindo os exemplos que ele nos deu. Para mim, é um orgulho e um desafio poder dar continuidade nos seus belíssimos trabalhos”, afirma emocionada.
Orgulho
Para o irmão e diretor-geral do Sistema Santa Cecília de Comunicação, Marcelo Teixeira Filho, Caroline vai desempenhar um grande papel, assim como em outras instituições nas quais trabalhou. Ele afirma que a jovem contribuirá muito para a cultura e educação da cidade.
“É um orgulho muito grande. A Carol é desenvolvida em diversas áreas e, sem sombra de dúvidas, estávamos na certeza de que ela vai representar muito bem a nossa família, não só a família Teixeira, mas a ceciliana. Com pouca idade, mas muito trabalho que ela tem na área da pesquisa, da cultura, da educação, poderá colaborar e muito com a Academia e levar, cada vez mais, a juventude para dentro da entidade”, declara.
A tia da doutora, reitora Sílvia Ângela Teixeira Penteado, vê a posse da sobrinha como uma grande honra para a família. “É uma alegria muito grande, um prazer. A renovação da Academia de letras, uma egrégia casa com intelectuais das letras, das artes e da ciência. É um privilégio para a nossa família ter mais um membro”, afirma.
Já o primo de Caroline, Marcus Teixeira, diretor de Marketing da Unisanta, a vê como referência na educação, assim como o avô. “Que ela venha somar com a sua juventude. Sem dúvida nenhuma, ela vem abrilhantar essa já tão vistosa academia. Todo mundo tem a ganhar com essa referência que é a Caroline”, diz.
Para a diretora-geral da Unisanta e tia da jovem, Lúcia Maria Teixeira, a entrada da sobrinha para a Academia Santista de Letras vai servir de incentivo para outros jovens da educação e arte da região.
“É uma noite muito especial não só para a família Teixeira, para a universidade, (mas também) para a Academia, que se renova com novos talentos. Nós precisamos cada vez mais incentivar esse trabalho, e a universidade faz isso, apoiando a Academia Santista de Letras e tantas outras entidades. A Caroline tem esse dinamismo, essa experiência, essa vontade de trazer sempre novos conhecimentos. Ela vai enriquecer muito a instituição”, finaliza.
Caroline Teixeira
Caroline é formada em Fisioterapia pela Unisanta e tem especialização no Hospital Albert Einstein, na capital, incluindo mestrado em Ciências da Saúde. Na Unisanta, ela está à frente dos cursos de Fisioterapia, Odontologia, Nutrição, Biomedicina, Educação Física, Farmácia e Psicologia.
Entre suas iniciativas estão a criação do Ambulatório Pós-Covid e o projeto que doou mais de cinco mil máscaras durante a pandemia de Covid-19. Ela é presidente da USC Saúde, organização social que administra a Clínica-Escola do Autista em Santos. Também fez parte da diretoria da Asfar e do Lide Mulher.