Acesse o link para acessar a última edição da revista Law and Social Science: periodicos.unisanta.br/index.php/lss/issue/view/12

Na manhã da quinta-feira, dia 8 de julho, aconteceu o aguardado evento de lançamento da edição especial comemorativa de 10 anos da revista eletrônica da Unisanta, Law and Social Science, voltada para a área da Justiça Restaurativa (JR).

Com a presença de representantes da Unisanta e autoridades de JR espalhadas pelo país, o evento de lançamento, assim como a própria revista, teve como tema principal os aprendizados e experiências obtidos durante a I Jornada Nacional de Justiça Restaurativa na Educação, ocorrida entre 16 e 18 de novembro de 2020.

O evento, que teve a mediação da advogada e educadora cearense Jéssica Araújo, se iniciou às 9h30 com um momento de acolhimento e meditação guiada pela professora e pedagoga Irene Penteado Cotrim. Depois do acolhimento se deu a abertura oficial do evento, com discursos motivadores feitos pela alta direção da Unisanta: Profa. Dra. Lúcia Teixeira, Profa. Dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado e Dr. Marcelo Teixeira.

Logo depois disso, foi a vez de os integrantes da mesa de abertura do evento comentarem suas expectativas com o lançamento da edição comemorativa da Law and Social Science. Fazia parte da mesa, além de outros três representantes da Unisanta (Prof. Dr. Fábio Giordano, Profa. Dra. Nelize Maria de Almeida Coelho e Profa. Dra. Maria Cristina Pereira Matos), a gestora do CEJUSC- Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania de Primavera do Leste/MT, Marina Soares.

Um momento especialmente marcante no evento da quinta-feira foi a apresentação do livro “Felino Espacial em o Homem Restaurador”, escrito pelo jovem Lucas Santos, filho de Fabiana Lima, fundadora do Instituto de Coração para Coração. Lucas comoveu os espectadores contando a trajetória que o levou a escrever o livro e demonstrou o potencial de evolução social que a juventude carrega.

Em seguida, a diretora do Laboratório de Convivência, Sra. Mônica Mumme, tratou de forma clara e detalhada o tema “Experiências e Reflexões sobre o Percurso da Justiça Restaurativa na Educação”. Em sua palestra magna, Mônica explicou o contexto de criação e destacou a importância da JR na educação e ainda comentou o conceito amplo que essa área do conhecimento possui.

Após a palestra, foi exibido um vídeo do CEJUSC de Primavera do Leste – MT sobre a I Jornada Nacional de JR na Educação, evento de 2020 que pautou a temática da revista Law and Social Science. Na sequência, os autores ou representantes da pessoa ou órgão que redigiu os artigos publicados na revista eletrônica da Unisanta apresentaram brevemente seus textos, procurando sintetizar a trajetória e os objetivos que levaram à produção de tais artigos. Além disso, os autores receberam certificados pelas colaborações.

Depois dessas apresentações, foi feito o convite aos espectadores para prestigiar a II Jornada Nacional de JR na Educação, que acontecerá em novembro de 2022. Para encerrar com “chave de ouro”, foi reproduzida a música “A Paz”, da banda Roupa Nova, que tem uma mensagem que vai ao encontro dos valores da Justiça Restaurativa.